Translate

domingo, 3 de maio de 2009

Augusto Boal e o Teatro do Oprimido


Morreu, aos 78 anos, na madrugada de sábado 02 de maio de 2019, o diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta Augusto Boal, ele sofria de leucemia e estava internado na CTI do Hospital Samaritano.

Augusto Pinto Boal nasceu no Rio de Janeiro, em 16 de março de 1931, Boal foi uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional. Fundador do Teatro do Oprimido, que alia o teatro à ação social, suas técnicas e práticas difundiram-se pelo mundo, principalmente nas três últimas décadas do século passado, sendo largamente empregadas não só por aqueles que entendem o teatro como instrumento político, e também em áreas essenciais, como educação, saúde mental e inclusive no sistema carcerário.

"O Teatro do Oprimido é o teatro no sentido mais arcaico do termo. Todos os seres humanos são atores - porque atuam - e espectadores - porque observam. Somos todos 'espect-atores'."

Augusto Boal (*16/03/1931 - + 02/05/2009)

O documentário, "Augusto Boal e o Teatro do Oprimido", apresenta a trajetória do teatrólogo e dramaturgo Augusto Boal na sistematização do Teatro do Oprimido. Um teatro que visa transformar quem dele faz parte, um instrumento de transformação social.

Nenhum comentário: