Translate

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Tsunami de Samoa no You Tube


Chegaram ao You Tube as imagens do Tsunami que atingiu arquipélagos da Oceania:

Ao menos 20 pessoas morreram e 50 ficaram feridas nas ilhas Samoa, atingidas por um tsunami com ondas de quase dez metros após um terremoto de 7,9 graus na escala Richter na região do arquipélago, informaram veículos de comunicação locais. Um vilarejo inteiro foi varrido pelas águas, segundo uma testemunha. 

Segundo o representante de Samoa no Congresso dos Estados Unidos, Eni Faleomavaega, milhares ficaram desabrigadas. 

"Foi um terremoto, que provocou uma onda de 4,5 metros de altura. Algumas áreas estão pouco acima do nível do mar, então é possível imaginar a destruição", disse o representante em entrevista à agência de notícias AFP.

O Instituto Geológico dos EUA cancelou um alerta de tsunami para o Pacífico, lançado após o terremoto e dirigido, em particular, a Nova Zelândia, ilhas Fiji, Polinésia Francesa e Tonga.

"Baseados em todos os dados disponíveis, o terremoto pode ter gerado um tsunami que poderia ser destrutivo nas áreas litorâneas, mesmo afastadas do epicentro. Foi aberta uma investigação para determinar se existe uma ameaça de tsunami contra o Havaí", afirmou o Centro de Alerta de Tsunami para o Pacífico.



Nenhum comentário: