Translate

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Immersed Senses ::: Respirando embaixo d'água

Cientistas criam capacete conceito para melhorar as limitações impostas pelo atual equipamento de scuba diving (mergulho). O designer Adam Wendel apresentou um dispositivo futurista chamado “Immersed Senses” que muda a forma como o mergulhador vê, ouve e respira debaixo d'água.

O capacete permite que o mergulhador se torne parte do ambiente subaquático. A novidade é o futuro do mergulho e da exploração submarina. Equipado com uma lanterna LED o dispositivo permite ao mergulhador observar as profundidades escuras do oceano, a máscara também inclui um visor de vidro grandes OLED para oferecer uma visão panorâmica dos arredores.

O capacete com OLED incluído permite também que o oxigênio flua livremente ao no interior do capacete, dando ao usuário a sensação de respiração normal, como se estivesse respirando sobre a terra. O display OLED interativo dá acesso a mapas subaquáticos e GPS, permitindo assim que o mergulhador navegue de forma eficiente ao longo da geografia oceanica.

O sistema OLED oferece ainda um software que consegue identificar todas as espécies de peixes, corais e criaturas do oceano que o mergulhador visualizar. Integrado aos sentidos, a novidade tecnológica vai permitir que os mergulhadores experimentem o mundo subaquático de forma totalmente interativa. Além disso, a tela OLED apresenta informações importantes, tais como a toxicidade de oxigênio, níveis de nitrogênio e calor, e até mesmo do corpo, para manter o mergulhador bem informado e seguro.

Feito em vidro haptic, o dispositivo conceito além conta com tecnologia e design futurista. O material é microscópicamente permeável, e ao mesmo tempo que libera o CO² também mantém as moléculas de água fora, permitindo ainda que as ondas sonoras passam pelo mesmo. O som viaja seis vezes mais rápido debaixo d'água que em terra, no entanto, é quase impossível interpretar de onde o som está vindo. O vidro haptic interpreta a orientação da onda sonora, em seguida, mostra a origem e a direção na tela OLED.

Vazamentos de água são eliminados com o uso de um revestimento de silicone que sela o capacete junto a pele. O silicone proporciona flexibilidade para o mergulhador explorar o mundo submarino com movimentos confortáveis. Os painéis laterais laranja ajudam na circulação interna de oxigénio extraído do mar. A parte traseira do capacete contém um reator de eletrólise, que extrai oxigênio da água salgada. O oxigênio respirável é distribuído por todo o capacete, criando uma experiência revolucionária, respirar debaixo d'água.

O sistema Immersed Senses opera com bateria, que utiliza um mecanismo de centrifugação para puxar o oxigênio da água do mar iniciando a reação de eletrólise. A água salgada é coletada no reservatório inferior, lá reage com o gás hidrogênio. A água salgada é então carregada por um ânodo positivo e negativo / cátodo, que gera oxigênio respirável. Dois dispositivos internos ajudam a circular oxigênio para a boca e nariz do mergulhador.

O mergulhador respira o oxigênio disponibilizado pelo sistema e elimina o dióxido de carbono para fora do capacete. A bateria e o hidrogênio armazenado podem manter o mergulhador submerso por até 8 horas. O Immersed Senses revoluciona a forma como um ser humano pode respirar debaixo d'água; bem como interagir com o meio subaquático através do display OLED, oferecendo uma ainda uma vista panorâmica abaixo d'água.

fonte: http://www.thedesignblog.org/entry/immersed-senses-lets-scuba-diver-breathe-and-move-freely-underwater / tradução: Ronald Stresser Jr.


Nenhum comentário: