Translate

terça-feira, 1 de junho de 2010

Homer Simpson, 'O Cara'

A revista americana 'Entertainment Weekly', especializada em cinema e cultura pop, realizou uma pesquisa para eleger os 100 personagens mais importantes do showbiz das duas últimas décadas. O vencedor foi Homer Simpson, personagem criado por Matt Groening, que assina o desenho animado 'Os Simpsons'; ele declarou em entrevista à publicação, comemorativa dos 20 anos da revista, que: "As pessoas se identificam com Homer porque todos somos secretamente impulsionados por desejos que não podemos admitir".

O segundo colocado no ranking foi o mago Harry Potter, criado pela autora J.K. Rowling e vivido nos cinemas pelo ator Daniel Radcliffe. A atriz Sarah Michelle Gellar, com sua personagem Buffy, a Caça Vampiros, ficou com o terceiro lugar. Na quarta colocação ficou Anthony John "Tony" Soprano, personagem principal do seriado Família Soprano, da HBO, interpretado pelo ator James Gandolfini. Tony Soprano foi seguido por outro anti-herói, o perturbado vilão Coringa, interpretado pelo ator australiano Heath Ledger (falecido em 22 de janeiro de 2008), no filme Batman, o Cavaleiro das Trevas.

Na lista dos 10 primeiros colocados aparecem ainda nomes famosos como o de Edward Mãos de Tesoura, personagem interpretado por Johnny Depp, que também ficou com o 13º posto no papel do pirata doidão Jack Sparrow, de Piratas do Caribe. Hannibal Lecter, interpretado por Anthony Hopkins ficou em 8º e Rachel Green; patricinha melosa do seriado Friends, que impulsionou a carreira de Jennifer Aniston (Friends), a 9ª colocada. O vampiro metrossexual Edward Cullen, vivido por Robert Pattinson, na saga dos vampiros purpurinados, Crepúsculo, ficou com a 55ª posição.

Nenhum personagem, vivido por ator ou atriz sulamericana, apareceu na lista, devido, penso eu, ao desconhecimento mundial de nossas personagens fictícias... quem sabe um dia tenhamos também Mônica ou o Cebolinha na lista, quem sabe o tenete Wilson de Força Tarefa, ou talvez até o casal Bebel e Agostinho de A Grande Família, mas para isto nossos autores precisam antes absorver muita cultura globalizada, para que as personagens criadas no Brasil tenham uma identidade realmente global, como pedem os tempos... afinal o produto audiovisual de hoje deve ter alcance mundial, pois o mundo está conectado em rede, mas daqui a 20 anos, quem sabe?

Na imagem acima, capturada no Google images, vemos Homer Simpson se embebedando, na comemoração de seu arrasador 1º lugar. A décima colocação ficou com outro desenho animado, Bob Esponja calça quadrada. Confira a lista dos 100 eleitos da 'Entertainment Weekly' em: http://www.absolutepunk.net/showthread.php?t=1722342

Nenhum comentário: