Translate

terça-feira, 6 de julho de 2010

2010 Internet Censorship Report

A censura na Internet é um dos instrumentos utilizados pelos governos para filtrar informações não desejadas e para impedir a propagação destas através da World Wide Web. É um problema de proporções gigantescas que afeta mais de 25% da população global.

Segundo os últimos dados divulgados pela OpenNet Initiative e Repórteres Sem Fronteiras, são 12 os países que adotaram uma forma de censura da Internet em nível difuso ou substancial. A China, com uma população de mais de 1,3 bilhão de pessoas e 360 milhões de usuários ativos da Internet é de longe a nação em que a atividade dos censores afeta o maior número de cidadãos, seguida na lista negra da censura pelo Irã, Vietnã e Egito.

É impressionante notar que, com base nesses números, cerca de 1,720 milhões de pessoas são afetadas pela censura da Internet: o número é bastante significativo, pois corresponde a 25,3% da população do planeta estimada em 6,790 milhões de pessoas.

Além disso, em muitos casos, a censura não se limita a filtrar as informações acessíveis via web, mas também se torna uma ferramenta usada pelos governos para lutar contra seus oponentes. Conforme relatado pelos Repórteres Sem Fronteiras da China, Vietnam, Irã, Síria, Egito e da Birmânia (Myanmar), que são os países noa quais a censura é aplicada como forma de repressão. A China é campeã deste ranking com o triste número de 72 internautas presos, seguida pelo Vietnã (17), Irã (13), Síria (4), Egito e Burma (2).

Não há dados disponíveis para a Coréia do Norte.

Fontes:
OpenNet Initiative
Repórteres Sem Fronteiras
Internet World Stats
Wolfram Alpha

© 2010 Woork Up - Tradução: RSSJ

Clique na imagem para ampliar:

Um comentário:

Nacir Sales disse...

Atenção censores e Donos do Planeta:
venham me censurar!
Para facilitar deixo aqui as minhas impressões digitais:
No Twitter: @nacirsales e sigo o Ronald Stresser Jr (Ronald, os Donos do Planeta, se quiserem, podem nos seguir no Twitter).
Na web o endereço é http://www.adequacao.com.br/blog/