Translate

terça-feira, 6 de julho de 2010

Novo iPhone 4 chega ao Brasil em setembro





Os sites especializados, Gizmodo, Techradar e Endgadget realizaram avaliações minuciosas, a Apple também dissecou o aparelho e suas novas funções para seus clientes. É muita informação, entretanto numa revisão rápida das revisões postadas por estes sites, compartilho a seguir os diferenciais que fazem do iPhone um top de linha, tão desejado por todos.

O iPhone 4 requer uma avaliação mais aprofundada. Não possuo o telefone da Apple, mas como candidato a adquirir um, quando for lançado aqui no Brasil, provavelmente ainda neste mês de julho, resolvi fazer uma pesquisa na web para saber mais a respeito do aparelho. Compartilho a seguir as impressões obtidas na internet.

O iPhone 4 foi esperado com ufanismo pelos fãs de Steve Jobs, e já demonstra sinais de que pode ser o lançamento mais bem sucedido da Apple. Apesar de alguns solavancos, devido a servidores e conexões sobrecarregadas, durante a cerimônia oficial de lançamento, o sucesso foi tão grande que a entrega dos aparelhos pré-encomendados teve que ser adiada, devido a alta demanda pelo telefone celular de quarta geração.

Equipado com uma CPU A4, super-rápida e multitarefa no processamento de informação, uma nova câmera frontal e um shooter de 5 megapixels na parte traseira, novas aplicações e Retina Display, ninguém pode dizer que a Apple dormiu no ponto. A empresa de Steve Jobs deu seu melhor no projeto e fabricação da grande novidade mundial em telefonia celular.

A mudança mais perceptível no iPhone 4 aparece logo a primeira vista, em seu novo design. Os engenheiros da Apple repensaram completamente o projeto, mudando a forma como vemos e sentimos o novo iPhone. Durante o lançamento na WWDC, em junho passado, Jobs comparou o novo design a "uma bela câmera Leica antiga", e esta comparação pode ser notada claramente na diferença quando comparamos com o modelo antigo, 3G e 3GS. A empresa mudou a carcaça do telefone e a face do dispositivo primando por detalhes mais sofisticados. O design lembra o futurismo retro da Braun, e do designer Dieter Adams.

Os controles de volume agora apresentam duas teclas laterais circulares, individuais, uma para aumentar e outra para diminuir o volume. O aparelho é mais fino que o 3GS, com 0,94 cm, contra os 1,219 cm da versão anterior, entretanto pesando os mesmos 136,078 gramas, o que torna o pacote todo mais denso, apertado. Os usuários americanos que já experimentaram a novidade, contam em blogs e grupos de discussão, que dá pra sentir a leveza, embora demore um pouco pra se acostumar com a falta da parte traseira arredondada, pois no 4G ela é achatada.

A face do aparelho é feita de vidro reforçado, e segundo Jony Ive, chefe de Design Industrial da Apple, é "comparável em força ao cristal de safira, e cerca de 30 vezes mais forte do que o plástico." A câmera dianteira é embutida no vidro, logo acima da tela. O já tradicional botão HOME, continua no mesmo lugar, logo abaixo do visor; aliás o botão HOME tem sido elogiado como mais clicável, sensível ao toque, que o botão que equipa as versões 3G e 3GS.

Do lado esquerdo estão as novas teclas de volume e um interruptor MUTE redesenhado, nota-se também um entalhe quase na base do aparelho. Do lado direito está o micro slot para o cartão SIM da operadora e outro entalhe próximo a base do telefone. Em cima está o interruptor POWER/SLEEP, entrada para fone de ouvido, um outro entalhe e um microfone equipado com um novo supressor de ruídos. Embaixo vemos a saída do alto-falante, o outro microfone e um conector, DOCK, de 30 pinos. A parte traseira do aparelho é feita do mesmo vidro ultra-resistente usado na frente, interrompido apenas na parte superior, logo acima do símbolo da Apple, pela nova câmera de 5 megapixels com flash LED.

O iPhone 4 parece estar mesmo muito a frente de seus concorrentes, no mercado mundial de smartphones, principalmente no que diz respeito ao design, só perdendo para aparelhos muito mais caros, como o Mobiado e o Vertu, mas mesmo assim melhor desenhado.

O iPhone 4 não é apenas diferente por fora, ele também passou por uma profunda transformação interna. A Apple substituiu o processador Sansung-built ARM Cortex-A8-based CPU, usado no 3GS, pelo mesmo chip A4 usado no iPad, que também é um ARM Cortex-A8-based. Embora a Apple não tenha divulgado ainda a velocidade deste processador, especula-se que sua velocidade seja próxima a 1GHz. O novo iPhone vem sendo bastante elogiado como mais rápido que as versões antigas, com gráficos mais rápidos e tempo de resposta ligeiramente superior ao 3GS e bastante superior ao 3G.

O iPhone 4 conta também com 512MB de memória RAM, contra os 256 da versão anterior, 3GS. A capacidade de armazenamento não mudou e está disponível em versões com 16 e 32GB. A capacidade para de gravação de vídeo é de 30 FPS a 720p. O wireless usa como antena a parte de metal que envolve a lateral do telefone como antena, melhorando sensivelmente o alcance de seu rádio Wi-Fi 802.11n. A conectividade também é beneficiada por um chip quad-band HSUPA e Bleutooth 2.1.

A miniaturização da circuitaria interna permitiu que o novo iPhone 4G pudesse ser equipado com uma nova bateria de lithium-ion, maior, que proporciona mais tempo de uso antes da recarga. O problema continua na substituição da bateria, que pode ser feita somente por serviço técnico especializado.



A nova tela LED backlite, 960 x 640, IPS screen, batizada pela Apple de "Retina Display", é de alta resolução devido a sua densidade de pixels. Além de maior que as telas dos modelos anteriores a resolução subiu para densidade de 326ppi com contraste 800:1 ratio. Jobs falou muito desta nova tela durante o lançamento do aparelho em junho, afirmando que a resolução da tela é tão grande que se torna além do perceptível pela visão humana. Os pixels, simplesmente, não são mais perceptíveis pelos olhos na nova tela, tornando as experiências gráficas muito mais completas ao usuário final. Textos e imagens ficam perfeitos com a nova tecnologia "Retina Display", que também permite melhor visualização com incidência de sol sobre o display ou mesmo com pouca luz.

Poderia ficar horas aqui falando do novo brinquedinho da Apple, eles capricharam não só no Smartphone como também na mídia, já são centenas de reviews de toda imprensa online especializada e, comentaristas de tecnologia da velha mídia divulgando a novidade. Resumindo, trocando em miúdos, os principais pontos a favor do iPhone 4 são: (fonte: http://www.apple.com/br/iphone/features.html)

1. Face Time: aplicação que permite videochamadas, basta um toque para que você possa fazer uma teleconferência, em tempo real, de iPhone 4 para iPhone 4, via Wi-Fi.

2. Duas câmeras, dois pontos de vista: O iPhone 4 vem com duas câmeras: uma na frente, com foco em você. E outra na parte de trás, com foco em todo o resto. O FaceTime permite alternar entre elas durante um telefonema com vídeo. Para isso, basta dar um leve toque no botão.

3. Tela Retina: A tela Retina do iPhone 4 é a tela de celular mais nítida, vibrante e de maior resolução já presente em um celular, com quatro vezes mais pixels que os modelos anteriores de iPhone. Na verdade, a densidade de pixels é tão alta que o olho humano não consegue distinguir cada pixel individualmente. Por isso o texto fica tão claro e as imagens surpreendentemente nítidas.

4. Multitarefa: O iPhone 4 apresenta um novo conceito de multitarefa. Agora você pode rodar seus aplicativos favoritos de terceiros e alternar entre eles rapidamente, sem prejudicar o desempenho do aplicativo em uso, nem descarregar a bateria desnecessariamente. Esse conceito multitarefa mais inteligente, por enquanto, só é encontrado no iPhone.

5. Gravação e edição de vídeo em HD: Grave seus vídeos em 'alta definição'. Capture vídeos impressionantes, mesmo em condições de baixa luminosidade, com a ajuda do avançado sensor de iluminação de fundo e luz de LED integrada. Depois edite e crie suas próprias pequenas obras de arte diretamente no iPhone 4 usando o novo aplicativo iMovie, com temas, legendas e transições desenvolvidos pela Apple. Em breve na App Store.

6. Câmera fotográfica de 5 MP com flash LED: Tire fotos com riqueza de detalhes com a nova câmera de 5 megapixels com flash LED integrado. O avançado sensor com retroiluminação captura imagens, mesmo com baixa luminosidade. E com a nova câmera frontal ficou mais fácil tirar autorretratos.

7. Pastas para aplicativos: Organize os aplicativos em pastas para agilizar o acesso aos seus favoritos.

8. iBooks: Disponível gratuitamente para download, iBooks é um excelente leitor de ebooks e também um ótimo local para comprar livros.

9. Tela de Início: Acesse com um toque tudo o que há no seu iPhone e mude para o papel de parede que mais combina com o seu estilo.

10. iMovie: Edite vídeo, acrescente temas e músicas e compartilhe seus filmes. Em breve na App Store.

11. Telefone: Com supressão de ruído integrada seus telefonemas ficam mais fáceis de ouvir.

12. Mail: Uma caixa de correio unificada e outros recursos novos deixaram o Mail mais poderoso.

13. Safari: O navegador mais avançado já desenvolvido para telefones celulares.

14. iPod: Toque para ouvir suas músicas ou ver lindos vídeos em tela cheia.

15: Fotos: Veja fotos por álbuns, eventos, rostos e lugares.

16. Controle por Voz: Faça uma ligação ou reproduza uma música usando apenas a sua voz.

17. Mensagens: Envie mensagens com texto, vídeo, fotos e muito mais.

18. Mapas e Bússola: Encontre locais, obtenha itinerários e oriente-se no mapa.

19. Teclado: O teclado inteligente o ajuda a digitar mais rapidamente e com maior precisão.

20. Busca: Encontre o que você deseja no seu iPhone ou na web.

21. App Store: Descubra centenas de milhares de aplicativos que permitirão que você faça ainda mais.

22. Acessibilidade: O iPhone 4 vem com tecnologia de leitura de tela e outros recursos de acessibilidade.

Legal não é mesmo!? Por enquanto vou ficando com meu velho Nokia E51, que roda Symbian, faz apenas metade que o iPhone 4 mas faz mais que o 3... por quê? Juro que não é preconceito, adoraria ter um aparelho destes, pois para mim seria facilitador de meu trabalho com Arquitetura da Informação, dispensando por muitas vezes o noteboook. O problema é o preço gente, mais uma vez cobram mais caro justamente dos mais pobres.

Enuqanto nos EUA você pode comprar o novo iPhone em sua versão de 16GB por US $ 199, cerca de R$360,00 e o de 32GB por US $ 299, cerca de R$540,00, estima-se que no Brasil, quando for lançado no mês de setembro próximo, o mais barato, desbloqueado, não sairá por menos de 2 mil reais. Mas você que gasta muito não se preocupe, quem se propuser a pagar contas de telefone acima de 600 reais por mês certamente terá um bom desconto. Enquanto isso os chineses se matam para produzi-lo, a preço de banana, e olhe que até a banana é mais barata na China que no Brasil. O aparelho também estará disponível nas cores preta e branca, como na versão 3 GS, e pode ser vestido com bumpers originais da Apple nas cores branca, preta, azul, verde laraja ou cor-de-rosa.

Referências: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/review-iphone-4 - http://gizmodo.com/5557101/iphone-4-the-definitive-guide - http://www.engadget.com/2010/06/22/iphone-4-review/ - http://www.techradar.com/reviews/phones/mobile-phones/apple-iphone-4-694980/review

Recomendado para você

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei do programa de integração de e-mail que a Apple está usando (mail), parece ser uma plataforma das melhores, se não a melhor, para smartphones... sendo online não ocupa muito espaço no telefone com armazenamento das mensagens e com instalação da aplicação em sí.

O google android, sistema operacional para telefone celular do Google, tem esta proposta de cloud computing, as aplicações são online e exigem pouco espaço físico na memória.

É uma tendência tão forte que o iPhone 4 continua apenas com as versões de 16 e 32GB do modelo anterios 3GS, quando poderiam perfeitamente ter usado o chip de memória flash do iPod touch, de 64GB... devem ter considerado que os atuais 16 e 32 atendem bem ao telefone, justamente pela computação na nuvens estar em voga no mercado.

Já no iPod a maior capacidade de armazenamento é justificada por ser um aparelho para ouvir música e assistir filmes, videoclipes, os quais a gente carrega do nosso pc ou imac para levar no bolso...

Se transformarem o iPhone em iPad, o segundo perderia utilidade e mercado....

só pra constar. abraço!

Ataririder