Translate

domingo, 22 de agosto de 2010

Ryno ◯ A motocicleta de uma roda só



Após mais de três anos fabricando motocicletas, a empresa norte-americana Ryno Motors, está terminando sua terceira e última concepção de uma motocicleta de uma uma roda só, que é digna dos filmes de ficção científica. 

A moto de uma roda é uma máquina elegante e esportiva que, mais importante, fica na vertical e pode ser dirigida com muita facilidade. O veículo elétrico tem um sistema de equilíbrio que não deixa o condutor cair e, segundo a companhia, é muito seguro.

O responsável pela companhia, e inventor do veículo, é o engenheiro mecânico Chris Hoffmann, com 15 anos de experiência na indústria aumobilística. Ele diz que os custos são baixos, aumentando a eficiência do veículo para grandes cidades. A moto, ainda em fase de testes, tem autonomia para apenas 50 quilômetros, a uma velocidade máxima de 40 km/h. Ela pesa apenas 56 quilos e tem preço estimado em US$ 3.500, aproximadamente 6.100 reais.

O protótipo ainda não é produzido em massa e a empresa busca investidores para iniciar a linha de produção. Embora Hoffmann ainda não tenha sido bem sucedido na obtenção de financiamento externo para o seu negócio, ele tem tomado todas as medidas certas para obter resultados mais palpáveis.

Hoffmann já investiu cerca de US $ 25.000 de seu próprio bolso na engenharia e construção do protótipo de motocicletas com uma mistura de peças baratas e peças da indústria robótica. 

Esse foco em integração de sistemas, ao invés de projetar seus próprios componentes especializados, foi a chave para manter seus custos de produção inicial baixo, disse ele.



Seu primeiro protótipo, por exemplo, foi golpeado junto com peças de reposição em uma caixa de madeira por cerca de US $ 3.500. Hoffmann Desde então, trouxe dois parceiros para ajudá-lo a adaptar o design de seu maior mercado-alvo: departamentos de polícia. O mais novo protótipo é uma expansão do original, com uma programação mais avançadas de software e características, tais como a suspensão completa e uma bateria com o dobro da capacidade de carga.

Os departamentos de polícia formam uma base de clientes ideais, porque já treinam funcionários para usar motocicletas, disse Hoffmann. 

A máquina da Ryno também representa uma melhoria para as patrulhas policiais, pois apresentam a capacidade adicional para desmontar rapidamente do monociclo em uma perseguição a um criminoso. 

O Departamento de Polícia de Vancouver viu imediatamente seu potencial para melhorar suas patrulhas em parques da cidade e no centro, disse Patrick Sargeant Johns, supervisor de tráfego da da polícia de Vancouver Police. 

Johns ficou impressionado com a versatilidade da moto em termos de velocidade, manobrabilidade e alcance, que oferecem vantagens sobre os tradicionais veículos utilizados. Entretanto Johns tem cautela ao afirmar que mais testes serão necessários antes de uma decisão de compra.

"Estamos aguardando ansiosamente o produto final para levá-lo e testá-lo", disse Johns.



Veja no vídeo abaixo a moto de uma roda só em funcionamento:




Fontes:
http://rynomotors.wordpress.com/
http://christopherhoffmann.wordpress.com/ryno-motors-one-wheel-motorcycle/
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI164817-17770,00-EMPRESA+CRIA+MOTO+DE+UMA+RODA+SO.html

Nenhum comentário: