Translate

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sessão Pulso de Cinema ◎ Além do Cidadão Kane




Além do Cidadão Kane, do original em inglês: Brazil: Beyond Citizen Kane, é um polêmico documentário produzido pela BBC de Londres - proibido no Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial - que trata das relações entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa do finado jornalista Roberto Marinho, com o cenário político brasileiro.

Roberto Pisani Marinho foi um dos homens mais ricos e poderosos do Brasil; nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904, e veio a falecer na mesma cidade, em 6 de agosto de 2003, sendo um dos maiores jornalistas e empresários brasileiros da história.

O documentário da BBC mostra os supostos cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a eleição de 1989. Apoio a ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora. Criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias frívolas e alienação humana.

No vídeo, depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto, entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade brasileira. "Todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane"

Nenhum comentário: