Translate

terça-feira, 21 de setembro de 2010

A Importância das Árvores em uma Cidade

Além de ser habitat de várias espécies vivas as árvores, principalmente as de médio e grande porte, são fundamentais para a vida em uma cidade.

Vejamos alguns benefícios:

- Ruas que margeiam praças bem arborizadas chegam a ter uma temperatura inferior em 5 graus de uma rua no centro de uma grande cidade. O mesmo acontece com ruas que possuem grandes árvores nas suas calçadas. Eu medi a temperatura numa dessas ruas arborizadas (28,3 graus) e na rua de cima, sem arborização ou com alguns coqueirinhos (33,8 graus). Isto se deve ao fato do concreto, das pedras da calçada e do asfalto "amplificarem" o calor, que as árvores "absorvem". Uma boa idéia seria obrigar através de multas a todas as casas terem uma metragem mínima de área de jardim, com árvores, e que tenha ao menos uma grande árvore na caçada.

- Ruas e praças arborizadas possuem uma estética mais agradável, convidando as pessoas a participarem do espaço público, fazendo exercício e cultivando as amizades. Imagine você sair na porta de sua casa e ficar embaixo de uma sombra. Agora imagine sair na porta de casa e ficar debaixo de um sol escaldante. Como dizia o ditado: "sombra e água fresca ..."

- Ruas e praças arborizadas aumentam o contato com a natureza, servindo por isto mesmo como elemento diminuidor do stress.

Favor divulgar para seus amigos... Plante árvores!

Fonte: Blog do Chicão: Ser livre - Pensar livre - Livre Pensador: http://blogchicao.tripod.com/

Nenhum comentário: