Translate

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Tuitar e blogar são verbos do novo Dicionário Aurélio

Demorou mas agora é oficial, as palavras usadas pelos prosumidores, na internet e em seu dia-a-dia, como tuitar e blogar, são agora consideradas parte da língua portuguesa. Essa é a grande novidade na mais recente edição do dicionário Aurélio.

A obra teve um acréscimo de 6%, com a inclusão de termos que até pouco tempo atrás eram considerados estrangeirismos. Essas palavras e locuções, que já fazem há tempos parte do vocabulário dos usuários da internet, foram agora consideradas parte da língua portuguesa pelos gramáticos, redatores do novo dicionário.

A inclusão no dicionário de palavras que são comumente usadas pelos falantes de uma determinada língua é comum. De tempos em tempos, é necessário acrescentá-las, juntamente com suas novas definições, em um dicionário, para que ele continue relevante para quem procura informações de uma língua. Nessa revisão do Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa foram adicionados 3.000 novos verbetes.

Além de tuitar e blogar, o dicionário conta com as definições de blue tooth, blu-ray disc, blu-ray player, fotolog, e-book, tablets e pop-up, dentre outras. Na revisão também foram realizadas inclusões que não têm relação com tecnologia, como, por exemplo: ricardão, sex shop, balada, nerd, test drive, bullyng, chef, chororô, chocólatra e pré-sal.

As mudanças fazem parte da comemoração de 100 anos do nascimento do criador do dicionário, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. Além da revisão, foi criada uma fonte que pode ser baixada e instalada gratuitamente, através no site oficial da Editora Positivo.

Nenhum comentário: