Translate

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pensando em trocar seu aparelho de TV?



Se você está pensando em adquirir um aparelho de TV novo, de alta tecnologia, precisa antes saber qual será o melhor momento para comprar. Geralmente o são as vendas pós-Natal que trazem as melhores oportunidades para fechar bons negócios, mas se você está comprando um segundo ou terceiro televisor, para sua casa, não há necessidade em esperar passar o Natal para conseguir um bom preço. Esperar pelo período de vendas pós-natalinas é mais indicado para quem quer uma TV LCD, plasma ou LED, com tela grande e preço melhor, já que - por exemplo no caso das novas telas 3D - estes aparelhos podem custar até perto de incríveis R$10 mil. Neste caso comprar no momento certo pode resultar em uma economia significativa.

As vendas de Natal são geralmente bem sucedidas e a maioria dos produtos que são novidade, entre os eletronicos, acaba se esgotando nas prateleiras. O que costuma 'encalhar' são os produtos mais caros. Por isso quando passa o período das festas de fim de ano, muitos varejistas reduzem os preços destes equipamentos, não só para atrair compradores como também para renovar estoques.

Outra forma de pagar menos para poder ter uma TV decente é comprar um modelo mais antigo. Sempre que os comerciantes recebem uma nova remessa eles fazem promoções e baixam preços para se livrar mais rapidamente dos modelos antigos. Agora, se você não faz questão de uma TV ultrafina, com acesso à Internet ou outras novidades, então a compra de um modelo com um ou dois anos de fabricação; que também lhe garante som e imagem de alta qualidade - além das funções básicas que você precisa - pode mesmo valer a pena.

Geralmente os modelos de TV mais 'antigos' podem ser encontrados por melhor preço no início do ano ou no período entre agosto e setembro, quando muitos varejistas recebem as novidades do mercado. Uma TV que acaba de ser lançada com certeza terá seu preço reduzido alguns meses depois. As novas tecnologias, lançadas consecutivamente, fazem com que aparelhos de TV, um ou dois anos mais velhos, saiam com preço mais camarada.


Já quando se trata de comprar uma TV 3D, esperar mais alguns anos pode ser a atitude mais sábia a ser tomada, a menos que você tenha alguns milhares de reais sobrando e não se importe em gastar. Existe grande interesse, por parte do consumidor, nas novidades em configurações 3D com home theater, mas o problema é que os aparelhos e mídias ainda são muito caros, além de que ainda há pouco conteúdo disponível para esta tecnologia. Outro fator negativo é que a maioria dos dispositivos 3D ainda requer o uso de óculos especiais, que podem custar até R$500,00 o par.

A verdade é que a tecnologia 3D ainda está engatinhando e os títulos de discos Blu-ray em 3D ainda são poucos. Algumas emissoras já anunciaram planos para lançar programação de TV 3D, mas no momento poucas canais transmitem à sua audiência conteúdo 3D. Que eu saiba, por enquanto apenas a Rede TV exibe conteúdo em 3D e no Carnaval passado a Globo também fez uma experiencia com esta tecnologia, mas as outras emissoras também devem seguir esta tendencia. Os pacotes HDTV por assinatura também devem começar em breve a oferecer transmissão 3D, entretanto fica sempre aquela dúvida se um pacote 3D não irá gerar um encargo adicional na fatura da TV por assinatura... os preços da tecnologia 3D, para as televisões com tela grande, ainda não são nada populares...

É lógico que se esperarmos sempre vai surgir modelo mais novo, melhor e até mais barato, entretanto quando precisamos mesmo comprar uma televisão não tem como esperar. Neste caso o negócio é planejar e fazer uma pesquisa cuidadosa no mercado. Pesquisando preços e sabendo calcular bem a relação custo/benefício, você pode conseguir fazer um bom negócio, comprar uma TV decente e ainda economizar. Pra que gastar mundos e fundos em uma tecnologia cara, e ainda em fase inicial, se podemos guardar um pouco do nosso suado dinheiro para outras coisas mais urgentes? Se você pensar bem existe muita coisa que pode ser feita, com alguns milhares de reais, que não seja comprar uma TV de última geração e depois ficar olhando pra ela com os bolsos vazios...

Recomendado para você

2 comentários:

Benitez disse...

LEgal o post, so q no momento nao sei se compro tv de 46 agora ou espero o natal ou depois dele!?
se tiver uma opiniao me informe por favor, vlw amigo.

bgbruno03@hotmail.com

Anônimo disse...

Depois do Natal os preços sempre caem. Vem a linha 2012 e a linha 2011 despenca, vai pra queima de estoque. Ainda tem a crise global que se anuncia, e nova queda na taxa de juros aqui no Brasil... Se sua TV atuial está boa, funcionando, acho melhor esperar mais um pouco. abs