Translate

sábado, 3 de setembro de 2011

Todo criminoso digital é hacker?



Todo criminoso digital é hacker?
Fazendo minha leitura diária na coluna de tecnologia, do jornal O Globo, vi uma notícia que me chamou a atenção

Falava de um hacker norte-americano, que foi condenado pela justiça daquele país a seis anos de prisão por 'extorsão sexual'. 

Segundo a matéria, o criminoso enviava anexado a arquivos, como músicas e imagens, scripts maliciosos para suas vítimas. As desavisadas abriam os arquivos e acabavam instalando um cavalo de tróia no computador. Depois disso o meliante conseguia total acesso aos arquivos, e-mail e até webcam de mais de 100 computadores.

Tudo bem, o pervertido pegou seis anos de cadeia, rezemos para que saia recuperado após pagar por seus crimes. Tudo justo e claro, penso eu, exceto denominar o marginal como hacker. Pelo que consta na Wikipédia, “Originalmente, e para certos programadores, hackers (singular: hacker) são indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas.”

Ainda, segundo a Wikipédia, “A verdadeira expressão para invasores de computadores é denominada Cracker e o termo designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos”.

Todos sabem que hackers têm sido contratados por bancos, empresas de telecomunicações, fabricantes de telefone celular, computadores e diversos outros setores, para trabalhar em segurança digital. Então acho perigoso, sempre que pegam um marginal que comete crimes pela internet, rotular o hacker como o praticante de toda e qualquer transgressão acontecida no espaço cibernético.

Pervertido sexual e chantagista mudou de nome? Acho que não, continua, dentro ou fora do universo virtual, sendo qualificado pelo mesmo crime que seria se o tivesse cometido nas ruas. Meu raciocínio é que se uma pessoa invade a casa da outra, seja pela porta ou pela conexão de internet, está invadindo e pronto, pego como invasor vai cumprir pena como tal. Se é um pervertido sexual, não é porque usa a internet que vira hacker, dentro e fora da rede é pervertido sexual da mesma forma e deve pagar igual. Qualquer crime cometido na rede mundial de computadores encontra paralelo no universo material.

Desde que inventaram o correio, junto surgiram às fraudes e abusos com o serviço postal e destinatários. Quem não se lembra da caixa de correio lotada de propaganda, é porque já teve seu nascimento divulgado por e-mail. E aquela propaganda de publicação que vinha dizendo, ‘você foi escolhido para ganhar nosso grande premio’. Da mesma forma o advento da telefonia trouxe consigo o trote, e os crimes cometidos por telefone, como falsa denuncia, tentativas de extorsão, grampos ilegais, etc. Por que com os computadores é diferente? Se Todo criminoso digital é hacker, então a pena deveria ser igual. Não vejo aí qual a vantagem para sociedade, rotular quem comete crimes pela internet como hacker. O criminoso e o crime são os mesmos, se foram oriundos do espaço virtual, ou não, pouco importa.

Todas as contravenções e crimes estão previstos em lei, se forem cometidos na rua, ou onde quer que seja, devem ser punidos da mesma forma. Invasão de computador é invasão de domicílio, afinal entram no seu computador, que está dentro da sua casa. Um hacker é apenas um especialista em tecnologia, se ele vai usar esta tecnologia para o bem ou para o mal, é outra questão. Se alguém comete um crime, acho que o fato de ter sido praticado conectado, ou desconectado, pouco importa, a justiça é igual para todos, ao menos na teoria... a lei é dura, mas é a lei.

Nenhum comentário: