sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Carta aberta às forças armadas e à Sociedade do Brasil

"Na Suécia, até o Exército pode fazer greve fora da época de guerra."
~Luiz Inácio Lula da Silva, 26/07/2001

Carta aberta às forças armadas de segurança do Brasil e à Sociedade


Pedro Rios na Cinelândia, em 09/02/2012, no palanque da assembléia dos
Servidores de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro
por Pedro Rios Leão* em 09/02/2012

Eu sou um anônimo. Cidadão comum, desempregado. Sem partido político, sem idéias prontas, sem nenhum grupo ou organização. Mas eu sei que: Somos todos bombeiros, somos todos policiais, somos todos professores, somos todos médicos, somos todos artistas, somos todos catadores, somos todos Pinheirinho. Somos todos ignorados. Somos todos oprimidos.

Eu fiquei 11 dias sem comer. Fiz um documentário chamado "eu queria matar a presidenta". E senti pavores de guerra, que eu não poderia sonhar que sentiria. Eu vi o pânico se instaurar pelo abandono das forças que devem proteger o povo. Eu presenciei a catástrofe que a ausência de uma força policial, que defenda a constituição, causa. E ainda, eu fiquei apavorado com a imagem dos bandidos correndo a solta, impunes. Por isso eu tenho um apelo desesperado a fazer: não negociem com bandidos! Só uma greve geral pode nos proteger agora! A revolta de vocês é a última esperança da justiça. Se os bandidos tomaram os governos, nada mais justo do que desafiar esses governos. E isso acontece há muito tempo, a mesma quadrilha de banqueiros, empresários, congressistas, juízes, fiscais, nos rouba e nos engana há mais de 40 anos.

Porque o governo não quer dar a dignidade salarial de vocês? Porque o governo premia os assassinos de São José, e pune barbaramente os rebeldes da Bahia? O Governo pratica essas ações porque muitos dos senhores viram que o crime não compensa, ninguém quer mais morrer a toa. Ninguém quer mais ser cão de guarda de bandido engravatado. E os de cima não fazem o serviço sujo. O governo pune os policiais que tentam ser honestos com essa ofensiva remuneração. E ainda usa a polícia para cometer seus crimes e direcionar ira do povo. Todo mundo sabe que a principal força de corrupção na polícia são as milícias. E para onde vai o dinheiro das milicias? Dinheiro sempre sobe. O Governador do Estado tem interesse na corrupção policial senão os pagava decentemente. Dinheiro há. Nós somos a quinta economia do mundo. Um estádio no Brasil custa muito mais do que em qualquer outro lugar do mundo. Até quando os senhores serão os bodes expiatórios de todo o ódio do sistema¿ Até quando vocês vão ser tão sujeitos e vítimas da violência, porque não é a classe média que está morrendo, muito menos os banqueiros, deputados e senadores.

Eu vi o Governador Geraldo Alckmin, agir como um capanga, líder de uma gangue, por mais de dez dias, para promover um roubo e o massacre de uma comunidade de mais de 6.000 pessoas. Roubo em prol de um banqueiro com larga ficha criminal. O mesmo que destruiu a bolsa do Rio. O governador expulsou a polícia federal à tiros. Um assessor da presidência foi baleado, e a resposta do governo foi "Isso é um problema do estado de São Paulo". O Governo Federal SABE, desde o dia 22 de Janeiro, que o que aconteceu em São José dos Campos foi um massacre. Financiado pelo sócio do Daniel Dantas. Qutro Banqueiro que a polícia federal prendeu. E que o presidente do supremo, a época Gilmar Mendes soltou sem maiores vergonhas. Do mesmo modo que o atual presidente do supremo, César Peluso, entregou um terreno de 400 milhões de reais, pertencentes a união, roubados de uma comunidade com sangue de pobre e tiro na polícia federal, para o Naji Nahas.

O judiciário funciona a revelia da justiça e da lei, a revelia da constituição. como tudo no Brasil, obedecendo a força política do dinheiro. Só nossas vozes unidas, de nós o povo, podem nos salvar. Vocês, policiais, são os maiores roubados, porque perdem suas vidas para cometer essas injustiças e serem odiados no lugar dos governantes. Mas vocês são as únicas armas que eles têm. Vocês precisam ter paciência com a sociedade, e a sociedade ter afeto com os senhores, para acabarmos com essa oposição absurda e sem sentido. Para que possamos começar a olhar para cima, todos juntos, em busca da mesma paz.

O Governo Federal abandonou a constituição. Os Governos estaduais abandonaram a constituição. A Justiça abandonou a constituição. E vocês sabem muito bem que a polícia sempre leva a culpa sozinha. Ou melhor, os policiais.Quem não comete injustiça, quem não lucra com a injustiça está agora sofrendo com ela. E nós somos a imensa maioria. O povo é a única força política no país capaz de defender a constituição. e só há paz dentro da lei e quando ela é igual para todos,

Quantos crimes o estado cometeu usando os braços dos senhores?. Aqueles policiais da bahia foram justos lutando contra o governo. Tentando despertar o povo. Porque o pânico é exclusivo para pobre? A sociedade TEM QUE acordar. Não precisamos queimar ônibus, basta darmos as mãos e não arredarmos o pé. e eu não vou sair do lado de vocês, enquanto a defesa for da sociedade, e não somente dos interesses de alguns. Os outros policiais de são josé dos campos, preferem meter o peito a tiro, virar a grande vergonha nacional, por causa de empresários mais sujos que muito assaltante. Quantos dos amigos dos senhores não morreram nessa "guerra", onde policiais e traficantes eram alimentados pelos mesmos safados que controlam o estado e o dinheiro.

Quantos Pinheirinhos o Governador Sérgio Cabral quer produzir com a força dos senhores para deixar a si próprio, ao senhor Ricardo Teixeira, e seus comparsas mais ricos? E adivinhem quem eles vão culpar depois que o povo vir cobrar?até quando vocês vão ser o bode expiatório dessa sociedade?
Nós temos que parar com as remoções.
Eu, como parte da sociedade,abraço a sua revolta e quero lutar ao lado de vocês.

Acharia hipócrita falar do policial corrupto, não há inocentes nesse sistema. Mas quero mostrar a todos que a única maneira de lutar por dignidade e melhoria de vida, lutar por calma, é lutando por todos com todos juntos. Não podemos parar de lutar agora. Não podemos nos deixar cooptar. Ninguém gosta de morrer a toa.

Eu ouvi muito que o Rio de Janeiro estava em guerra. E eu pergunto: "que guerra?" Seja Policial, seja pobre armado, traficante, seja morador, a única coisa que mata no Brasil é não ter dinheiro. Isso é um massacre, meus senhores.VAMOS PARAR ESSE MASSACRE.

Essa idéia de guerra, veiculada pela grande mídia, serve para fazer a população escolher um lado dos oprimidos para odiar e culpar enquanto os bandidos perigosos mesmo riem da nossa cara. Eu tenho muitos amigos de classe média e classe média alta que odeiam a policia. eu eu falo "isso porque a polícia existe para proteger seus privilégios, imagina se ela fosse o seu patrão?"

O mínimo que vocês tem que fazer é depor armas, se recusar a morrer por eles. A polícia não pode mais ser militar! Em nenhum país civilizado do mundo isso acontece.

Vamos ocupar as ruas! Vamos fazer o verdadeiro carnaval, sem tiros, com a sociedade unida INTEIRA. A festa da democracia. GREVE GERAL!!!! Pelos mortos de Pìnheirinho! Pela prisão de todos os criminosos desse país!

Pedro Rios Leão é cineasta e ativista social do movimento Ocupa Rio

Comentário:

O que defendo aqui - divulgando a carta aberta de Pedro Rios Leão - é o direito à greve dos bombeiros e policiais do Rio de Janeiro. Todos devemos ter o direito de entrar em greve por melhores salários e condições de trabalho. Só porque é Carnaval querem tirar o direito deles se manifestarem? O que é Carnaval? O 'Rei Momo' não me representa!

Não sou ligado a nenhum partido político há mais de 10 anos e a nenhum parlamentar ou dirigente sindical, meu intuito é apenas o de apoiar os movimentos que considero justos, e sempre respeitando sua AUTONOMIA.

Os policiais precisam participar do processo democrático, dissolver de vez aquele ranço da ditadura que separa o civil do militar. Os servidores de segurança pública tem que viver a democracia também dentro das Delegacias e quartéis estaduais da PM e Bombeiros, a democracia real, como esta feita em assembléia geral onde se decide por consenso e não por representatividade. 

Quem trabalha fardado também é explorado. Policiais, civis, militares, bombeiros, somos todos cidadãos brasileiros. Os problemas que afligem um também afligem outro. Hoje o maior problema no Brasil vai além da corrupção, é o tremendo abismo social que separa o 1% dos mais ricos dos 99% restantes. 

É pornográfico em um país subdesenvolvido como o nosso termos milionários desfilando de ferraris, iates e jatinhos particulares, voando de helicóptero pra cima e pra baixo com seus rolex de ouro no pulso. Hoje o Ronaldinho do Flamengo recebeu 4,5 milhões em salários atrasados pra não fazer mais corpo mole em campo e o povo, drogado pelo ópio da mídia, do espetáculo, ainda paga pra ir ver ele jogar. 

Isto é inteligência? Chega de rivalidade entre classes, entre torcidas, briga por causa de futebol e de partidos políticos que não nos representam. Juntos somos fortes, juntos somos um. Não temos cor de pele diferente, feições diferentes, somos todos da mesma espécie, somos seres humanos. DEMOCRACIA REAL JÁ!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...