Translate

terça-feira, 10 de julho de 2012

pulso.DOC :: A história da obsolescência programada [legendado]



A temática é quanto ao papel que a indústria tem em fabricar coisas não duráveis, para que se quebrem e compremos outras. O documentário traz provas dessa prática, e demonstra o quão nefasta ela tem sido, tanto para a própria economia quanto para o planeta. Comprar, jogar fora, comprar...

O documentário The Light Bulb Conspiracy (A conspiração da lâmpada) de Cosima Dannoritzer 2011, com o título em português de Comprar, jogar fora, comprar: A história da obsolescência programada evidencia a prática da obsolescência programada (ou planejada) como o motor da sociedade de consumo, onde desde os anos de 1920 fabricantes começaram a diminuir a vida útil dos produtos para aumentar as vendas.

Provavelmente, a solução para a sociedade de consumo de crescimento está longe de apenas, pequenas adaptações ditas mais ecológicas e sustentáveis, como muitas empresas tem proposto, e sim numa mudança mais radical ao invés de um crescimento um decrescimento, uma verdadeira mudança de lógica, reduzindo o consumo e a produção, aumentando apenas o sentido de nossas próprias existências.



fonte: youtube e ea crítica

Recomendado para você

Nenhum comentário: