Translate

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Como Fazer :: Captação de Água da Chuva



Cada vez mais estamos consumindo a água potável do planeta. A coleta de água da chuva é um processo simples que pode nos ajudar nesse momento de crise hídrica para preserva a água para nosso consumo. 

O processo envolve simplesmente armazenar a água da chuva que cai sobre o telhado e tê-la disponível quando necessário para usá-la. A água da chuva não é apropriada para consumo humano. Mas ela pode ser usada sem preocupações para tarefas que não exigem água potável, como regar plantas ou fazer a faxina. 

Com os sistemas mais complexos e com mais investimentos, você ainda pode usar para descarga no banheiro ou até mesmo torna-lá potável.

Reúna os materiais necessários


Você pode comprar um tonel, mas é melhor você começar utilizando um usado. Assim, você economiza o custo do mesmo. Você também pode usar um grande balde de lixo. Em qualquer caso, certifique-se que ele pode conter de 100 a 200 litros de água.


Se você decidir começar um tonel usado, certifique-se que não tenha sido usado para armazenar petróleo, pesticidas ou qualquer outra substância tóxica. Assim, seria perigoso para a sua saúde.

Se você pretende recolher lotes de água, pegue dois ou três toneis. Você pode conectar-se a toda a parte do mesmo sistema. Então você vai captar uma maior quantidade de água.


Você vai precisar de:

  • 1 chave para mangueira padrão com rosca 2,5 centímetros a 1,8 centímetros tubos (assim você pode obter água do barril)
  • 1 O de1.8 cm x 1,8 centímetros
  • 1,8 bucha de 1 cm x 1,8 centímetros
  • 1 tubo adaptador de rosca 1,8 centímetros 2,5 centímetros de mangueira
  • 4 anilhas de metal
  • 1 rolo de fita de teflon
  • 1 tubo de silicone selante
  • Um cotovelo calha em forma de "S" (para a passagem de calha de água para o tambor de chuva)
  • 1 tela (para evitar que as folhas, insetos e outros detritos caindo na água)
  • 4-6 blocos de cimento


Construindo 

Construir uma plataforma para apoiar o tonel ao lado da calha. Você precisará redirecionar a calha para o seu tonel, então você tem que preparar uma plataforma em uma área perto de onde ela flui.

Em primeiro lugar, eliminar as pedras ou detritos que se encontra na área. Se o piso não é plano, pegar uma pá e colocar terra suficiente para achatar o espaço que vai ocupar os seus barris.

Se o seu piso tem uma superfície de concreto, como a calçada ou pátio inclinação, construa uma madeira compensada superfície plana. Se você tiver mais de uma calha em casa, escolha o que é mais próximo ao jardim para você facilitar a rega das plantas.

via Composta São Paulo


Nenhum comentário: