terça-feira, 24 de março de 2015

Chocolate melhora cognição e combate demência

Uma deliciosa dica da ciência: comer chocolate diariamente pode melhorar sua memória – e combater a demência na velhice. Pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, convidaram 37 pessoas, entre 50 e 69 anos, para ingerir uma quantidade diária de um dos componentes do cacau, o flavanol, por três meses. 

Metade recebeu uma concentração grande (900mg de flavanol), já a outra turma ganhou uma dose menor (10 mg). Enquanto tinham os cérebros escaneados, todos os participantes fizeram testes de memória, antes e depois dos 90 dias de dieta. 

Após a ingestão diária de altas doses de flavanol, os participantes se saíam bem melhor nos jogos de memória. É que as atividades numa região específica do hipocampo (giro dentado), que tem um papel importante na memória, aumentaram nesse grupo de participantes. 

Ainda não se sabe as razões, mas o flavanol consegue melhorar as conexões nessa região do cérebro. E os efeitos não são pequenos. “Se um participante tinha uma memória típica de alguém de 60 anos no começo do estudo, depois dos três meses, aquela pessoa conseguia alcançar a memória de um adulto de 30 ou 40 anos”, explica Scott Small, um dos autores da pesquisa

O único problema é que uma barra normal de chocolate não tem uma quantidade tão grande assim de flavanol. Mas de pouquinho em pouquinho deve dar algum resultado.

O que foi isto passando na frente do Sol durante o Eclipse?


Alguns astrônomos amadores passam horas apenas olhando para o céu estrelado; outros preferem fotografar planetas; uma outra parcela adora observar a Lua e suas crateras.... mas para Thierry Legault, astrofotógrafo francês, a atividade mais interessante em sua opinião é observar trânsitos de satélites que passam na frente dos grandes astros: o Sol e a Lua. E como ele é um especialista na astrofotografia (para a nossa sorte), ele registra todos esses grandes eventos.

O registro que ele fez do Eclipse Solar do dia 20 de março de 2015. foi mais um dos "furos" de Thierry. Ele conseguiu capturar a Estação Espacial Internacional (ISS) enquanto ela passava na frente do Sol... e o mais impressionante é que isso aconteceu durante o eclipse!

Mas não pense que foi uma tarefa fácil, tampouco sem querer. Thierry teve que viajar até o sul da Espanha pra conseguir completar sua tarefa "à la James Bond".

"O clima no sul da Espanha sempre é muito limpo sem nuvens e de céu aberto, exceto nos dias de eclipse", comentou Thierry. "Eu tive que dirigir horas e horas até encontrar um lugar onde o céu estava aberto... mas finalmente eu consegui registrar a passagem da Estação Espacial Internacional na frente da Lua e do Sol ao mesmo tempo", completou.

Pra conseguir fazer essas imagens, Thierry precisa calcular o local preciso em que a passagem será visível, e além disso, se movimentar em um raio de 5 ou 10 km até conseguir ver o céu sem nuvens... e como essas passagens duram poucos instantes, ele precisa estudar os mapas com muita atenção e paciência, e contar com a ajuda de seu relógio sincronizado via rádio, assim ele garante que não estará nem um segundo atrasado...

segunda-feira, 16 de março de 2015

Quando uma pessoa deve se preocupar com o alcoolismo?

O limite entre "beber socialmente" e alcoolismo. 65% dos acidentes de trabalhos envolvem álcool.

“Só bebo para fazer show e andar de avião. O problema é que eu faço muitos shows e viajo muito de avião”. O humor da frase de Tim Maia esconde um problema: a dificuldade de saber quando ´beber socialmente´ passa a ser alcoolismo.

Estima-se que 20% dos brasileiros, cerca de 32 milhões, bebem mais do que “socialmente”. O consumo de álcool é uma das três maiores causas de faltas ao trabalho e cerca de 65% dos acidentes de trabalho estão relacionados ao uso do álcool e outras drogas. Usuários de drogas faltam dez vezes mais ao trabalho, usam 16 vezes mais os serviços de saúde e solicitam cinco vezes mais indenizações. A produtividade de um usuário de álcool é 20% menor do que a de um trabalhador abstêmio e 70% dos usuários de drogas estão empregados.

O álcool deprime o Sistema Nervoso Central, o que afeta julgamento, nível de consciência, autocontrole e coordenação motora. A cada dose, ocorre um aumento de concentração de álcool no sangue, sendo que uma unidade de bebida alcoólica gera uma hora de efeitos físicos no organismo.

Inicialmente, há sintomas de euforia, evoluindo para tonturas, dificuldade na fala e na coordenação motora, confusão e desorientação. Níveis elevados podem levar à anestesia, coma e morte. Os sintomas físicos da intoxicação alcoólica são aumento da diurese, redução dos reflexos motores, náuseas, vômitos e aumento da frequência cardíaca e da pressão sanguínea.

Em médio e longo prazo, os efeitos são tolerância (necessidade de doses maiores para obter as mesmas sensações de prazer e relaxamento de antes), síndrome de abstinência (tremores, náusea, sudorese, ansiedade e irritabilidade quando sóbrio), dependência, complicações clínicas, risco de acidentes de trabalho e trânsito, problemas sociais, familiares, econômicos e judiciais.

Classifica-se como uso nocivo do álcool quando o indivíduo bebe quantidade acima do tolerável pelo organismo, seja este uso frequente, ou ocasional. Beber em quantidades acima das doses estipuladas é considerado uso nocivo do álcool e os riscos aumentam no sentido de causar problemas físicos, laborais, sociais, judiciais, familiares e levar à dependência. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o funcionamento do organismo, levando-o a consequências irreversíveis.

A psicóloga Cristiane Sales, do Centro Psicológico de Qualidade de Vida, explica que um indivíduo deve procurar ajuda quando:

As pessoas próximas estão preocupadas com seu padrão de consumo.

Sai com amigos e bebe mais do que eles.

Bebe muito e não fica visivelmente embriagado.

Tem a percepção de que não tem controle sobre frequência e quantidade de consumo.

Sente vontade de beber pela manhã.

Fica irritado se alguém critica a maneira como bebe.

Acredita que o álcool possa estar fazendo mal à saúde.

Prejuízo por causa do álcool no trabalho, família, finanças, justiça, acidentes.

Se sente culpado pela forma de beber.

Já tentou parar ou diminuir sozinho, mas não conseguiu.

A dependência do álcool leva anos para se estabelecer, portanto se a pessoa perceber que seu padrão de consumo não está saudável deve parar antes de ter qualquer prejuízo.

Percebe-se que faz uso nocivo de bebidas alcoólicas e pretende controlar o consumo, ou tornar-se abstêmio, pode procurar ajuda de um serviço de saúde especializado, como o Centro Psicológico de Qualidade de Vida, que conta com profissionais preparados para oferecer orientação sobre o consumo do álcool a tratamento especializado para a dependência. 

Fonte: Notícia Online/ABEAD (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)

segunda-feira, 9 de março de 2015

Esquecimento? 15 dicas pra melhorar...

1 – Durma bem. Enquanto o corpo descansa o cérebro trabalha em armazenar as informações recebidas durante o dia consolidando a memória.

2 - Uma boa higiene bucal. Estudos da universidade de Western Virginia- EUA tem comprovado uma ligação entre as pessoas que tem infecção na boca e os mais esquecidos.

3 - Preste atenção nas tarefas realizadas. O envelhecimento torna a mente menos eficiente no processamento de novas informações.  Diminua o ritmo e preste mais atenção em cada tarefa individualmente.

4 - Coma peixe. Segundo pesquisa o ácido ômega-3 presente nas gorduras dos peixes melhora a cognição. Esse nutriente estimula a criação de novos neurônios, serve de matéria prima na produção de substancias protetoras do cérebro e participa do desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso.

5 - Coma bem. Uma pesquisa alemã indica que cortar em 30% a ingestão de calorias pode proteger o cérebro. Controle a quantidade e a qualidade de seus alimentos.

6 - Evite o excesso de álcool e não use drogas. Essas substâncias atuam no sistema nervoso dificultando os processos de memórias e atenção.

7 - Exercite-se por 30 minutos todo dia para melhorar a circulação de sangue ao cérebro.

8 - Coma frutas e vegetais. Esses alimentos tem antioxidantes que protegem e sustentam as células cerebrais.

9 - Beba 8 copos de água por dia. A desidratação pode levar a falta de atenção e ao cansaço.

10 - Anote seus compromissos diários. Mantenha sua casa e local de trabalho em ordem colocando os objetos que mais costuma perder sempre nos mesmos lugares. Vale planejar seus gastos e outros compromissos da vida pessoal.

11 - Relaxe. Stress e ansiedade interferem na concentração.

12 – O uso de medicamentos, visão e audição deficientes, deficiência vitamínica, estresse, depressão e outras doenças podem atrapalhar a memória. Procure um médico se seu grau de esquecimento te preocupa.

13 - Faça listas. Descrever de forma organizada suas tarefas diárias auxilia na memorização.

14 - Tenha atividades intelectuais variadas. Elas ajudam a manter a mente e a memória em forma.

15 – escolha passatempos que desafiem a mente. Palavras-cruzadas, por exemplo, podem ajudar na sua capacidade de concentração.

terça-feira, 3 de março de 2015

Que tal quando morrer virar adubo para uma árvore?

Adeus caixões! Cápsula orgânica transforma pessoas falecidas em árvores


A ideia do “ciclo da vida” agrada muitas pessoas independentemente da fé. Em poucas palavras, é vida se transformando em vida — a morte fica em segundo plano.

O projeto italiano The Capsula Mundi é uma representação perfeita desse conceito.

Desenvolvido pelos designers Anna Citelli e Raoul Bretzel, o projeto consiste em uma cápsula orgânica e biodegradável que é capaz de transformar um corpo em decomposição em nutrientes para uma árvore.

Primeiro, o corpo do falecido é colocado dentro da cápsula e então enterrado. Depois é plantado uma árvore ou uma semente por cima para aproveitar a matéria orgânica.


O projeto veio da ideia de criar uma alternativa ecologicamente sustentável para caixões