Translate

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Nave LightSail, impulsionada por vela solar, é lançada com êxito



Nave LightSail, construída por organização civil americana, testa tecnologia de propulsão espacial por luz


Depois de enfrentar vários problemas técnicos, a LightSail, nave construída pela organização civil americana Planetary Society para testar tecnologia de propulsão espacial por luz, finalmente desfraldou sua vela solar neste domingo. 

Lançada no último dia 20 de maio de “carona” em foguete que levou para o espaço nave não tripulada da Força Aérea dos EUA, a LightSail é fruto de ideia apresentada pelo falecido astrofísico americano Carl Sagan, um dos fundadores da Planetary Society, há 39 anos.

“Os motores estão funcionando! A vela está sendo desfraldada!! 39 anos depois que o professor Sagan falou dela”, comemorou em sua conta na rede social Twitter o também astrofísico Bill Nye, atual presidente da Planetary Society.

Nesta missão de teste, no entanto, a nave está voando numa órbita muito baixa para que de fato sua vela de 32 metros quadrados consiga impulsioná-la. Mas o sucesso na abertura do equipamento deverá dar à organização confiança suficiente para seguir com os planos de um teste mais ambicioso previsto para o ano que vem. 

A vela solar da LightSail usa a pressão exercida pela luz para acelerar no espaço. A força é muito pequena, mas a aceleração constante e o fato de não necessitar de combustível faz da tecnologia uma boa opção para missões espaciais de longa duração e percurso.

Nenhum comentário: