terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Lâmpadas LED vs. lâmpadas fluorescentes




Veja qual é melhor

Você já ficou em dúvida Na hora de comprar lâmpadas para sua casa? 

Quais seriam as mais apropriadas? 

Depois da extinção das lâmpadas incandescentes no mercado, seu lugar foi tomado pelas queridinhas fluorescentes. Agora uma nova tecnologia surge com as lâmpadas de LED.

Neste artigo vamos te ensinar a diferenciar uma da outra, a comparar os gastos, durabilidade, média de preço e capacidade de iluminação. Assim você poderá escolher qual das duas atende mais sua necessidade.



Lâmpadas Fluorescentes
  • Vantagens:
A maior vantagem das lâmpadas fluorescentes é que a energia consumida por elas não emite calor, ou seja, não esquenta. Sendo assim, quase toda energia é revertida em luz. As fluorescentes geram em torno de 80 lúmens por Watt que consomem, e assim gastam bem menos energia.

A vida útil desse tipo de lâmpada é bem maior do que as antigas incandescentes, podendo durar até 6 vezes mais, totalizando 8 mil horas, com um custo aproximado de 10 reais. Além do que, elas tendem a consumir menos ainda se o uso for contínuo. Também não queimam facilmente ao serem ligadas ou desligadas.

Mais uma importante vantagem está na redução do gás carbônico no meio ambiente. Apenas uma lâmpada irá reduzir cerca de meia tonelada de CO2 na atmosfera durante sua vida útil.

As lâmpadas fluorescentes podem, ainda, ser usadas em qualquer tipo de ambiente, seus vários formatos e tamanhos permitem que elas sejam usadas no teto em luminárias, candeeiros de mesa, e até iluminação de pista.
  • Desvantagens:
A maior desvantagem está no interior da lâmpada fluorescente. Ela é composta de mercúrio, o que faz com que seja difícil descartá-la adequadamente.

Outra desvantagem é que a primeira instalação às vezes terá de ser feita por um profissional eletricista, já que essas lâmpadas possuem conexões elétricas mais complexas.

A iluminação da lâmpada fluorescente poderá tremer visivelmente, bem como, produzir uma luz desigual que poderá incomodar alguns usuários.



Lâmpadas de LED
  • Vantagens:
As lâmpadas de LED têm uma vida longa. Sua duração varia entre 25 e 50 mil horas. Se estiver ligada ininterruptamente, 8 horas por dia, ela pode durar até 17 anos, com um custo de aproximadamente 50 reais.

As lâmpadas de LED exigem um custo mínimo de manutenção, o que é extremamente positivo pois a troca não é constante, muito pelo contrário, raramente é feita. Por isso, é indicado colocar esse tipo de lâmpada em lugares de difícil acesso como pontes e lugares de altas estruturas.

Essa lâmpada também pode ser usada em lugares de alta umidade como saunas, e até dentro de piscinas, pois não possuem risco de contato direto.

Outro ponto positivo das lâmpadas de Led é que elas possuem uma emissão de calor baixíssima e não emitem raios infravermelhos e ultravioletas, podendo ser usadas em museus e lugares onde há vegetação sem risco algum.
  • Desvantagens:
Por ser uma nova tecnologia, o custo dessa lâmpada é consideravelmente mais caro.

Outro ponto que pode se tornar negativo é a instalação de uma lâmpada de LED. Dependendo do local a ser instalada, será necessária a contratação de mão de obra especializada, portanto mais difícil de encontrar e com o valor mais alto.

Havendo picos de alta ou baixa tensão, por causa de alterações no sistema da rede elétrica, você deverá indispensavelmente investir em segurança, utilizando aparelhos específicos para que não haja prejuízos na iluminação.

Depois de conhecer um pouco mais sobre a lâmpada de LED e a lâmpada fluorescente será mais fácil, na hora de escolher, optar pela que melhor se encaixa ao local de utilização e a que terá o melhor custo benefício.




Já escolheu qual lâmpada é mais adequada para você? Ainda tem alguma dúvida? Compartilhe conosco nos comentários!

Fonte: Eletro Energia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...