Translate

sexta-feira, 10 de março de 2017

A mentalidade de seita

Existe uma forte inclinação para as pessoas construírem mentalidades de seita dentro do caminho espiritual. E com esses “dragões” tenho lutado por anos, pois, embora nunca tenha tido a vontade e a aspiração para estar em uma seita, muitas vezes vejo esse impulso aflorar nas pessoas. E chegam a mim com certa frequência inúmeras pessoas que já foram profundamente afetadas por essa mentalidade. 

Existem, é claro, as organizações que se constroem deliberadamente como seitas. Mas acontece que muitas vezes a mentalidade de seita vem com a própria pessoa, independente da filosofia e intenção do grupo. 

Alguns possuem uma inclinação quase irresistível pela manipulação. Acontece que a mentalidade de seita é uma das grandes causas de corrosão espiritual da contemporaneidade. Neste tempo de grande cegueira é possível identificar a mentalidade de seita não apenas em grupo ligados a espiritualidade como também em determinados nichos de ideologia política.


UM GRUPO ÚNICO, UMA IDEOLOGIA ÚNICA

O grupo que você frequenta é único? Ele é superior a tudo o mais que é feito? Vocês são os únicos que salvarão o mundo. São os donos da verdade? Bom, se você pensa que seu grupo é único e exclusivo, se pensa que ninguém mais no mundo está fazendo algo à altura do que vocês fazem, pode ter certeza, você está tendo uma mentalidade de seita. Vocês foram escolhidos pelos anjos, pela Luz Infinita ou por um raio cósmico, por um espírito superior, para cumprir uma missão que mais ninguém conseguirá cumprir? Cuidado, você está tendo uma mentalidade de seita.

O LÍDER

O líder de seu grupo é um ser iluminado? Ele fala de uma forma diferente, tem aquele jeito de santo quando fala? Ele possui poderes cósmicos que mais ninguém possui e o simples toque de suas mãos é o suficiente para abrir os portões da eternidade? O líder de seu grupo é o detentor de toda a verdade? Ele precisa afirmar que é a reencarnação de alguém importante, ou é o ser indicado em uma profecia? Você o considera santo, perfeito, inalcançável? Cuidado, você está tendo uma mentalidade de seita.

VIDA SOCIAL

A sua filosofia lhe incentiva a frequentar única e exclusivamente o ambiente social do grupo que você frequenta? Você não vai mais ao cinema? Você não anda mais no shopping? Não vai mais a um show, nem pode ler outras coisas que não sejam os assuntos do “grupo”. Os membros do grupo e o líder consideram que você só deva ler os livros do grupo? O líder se sente profundamente ofendido quando você frequenta outro grupo, escuta ou lê outro líder? Você é orientado a manter-se fiel única e exclusivamente ao que é produzido no grupo? Cuidado, você está tendo uma mentalidade de seita.

O SEU TEMPO

O tempo que você dedica ao seu grupo é maior do que o tempo que usa para cuidar de você? Sua vida fora do ambiente do grupo está desorganizada? Sua casa está um caos e você não tem tempo para arrumar seu quarto pois está muito ocupado com o grupo? Você se sente culpado quando não está no grupo, quando tem que faltar um evento ou ritual para ir comer uma pizza com seu marido (esposa)? Cuidado, você está tendo uma mentalidade de seita.

DINHEIRO

Você se sente coagido a dar dinheiro? É forçado a deixar tudo o que tem para o grupo? Se sente em dívida eterna com Deus por não dar dinheiro suficiente para o grupo? Cuidado, você está em uma mentalidade de seita.

OS OUTROS

O que as pessoas do grupo falam das pessoas que estão fora do grupo? O que elas falam sobre quem saiu do grupo? Quem está fora é ignorante, excluído, negativo, pecador ou alienado? Quem saiu está fadado ao fracasso, doença, escuridão ou maldição eterna? Você acha que as pessoas que saíram do grupo são pessoas do mal? O líder se refere a elas como encarnações amaldiçoadas? O grupo acha que os outros grupos são inimigos? O grupo acha que outras crenças e filosofias são do mal? Gasta-se muito tempo falando mal de outros grupos e caminhos? Cuidado, você está em uma mentalidade de seita.

VIDA ÍNTIMA

O grupo dita regras morais sobre sua vida íntima? Diz como é o modelo ideal de relacionamento? O grupo diz que tipo de trabalho você deve ter? Que tipo de ideologia política deve seguir? Que tipo de roupa você deve usar na rua? Seu novo relacionamento afetivo precisa ser aprovado pelo grupo? Cuidado, você está em uma mentalidade de seita.

SAÍDA

O que acontece se você decide sair do grupo? Você vai ser ameaçado? Maldições terríveis cairão sobre você? Estará sendo influenciado pelas forças do mal? Cuidado, você está em uma mentalidade de seita.

Isso não significa que devemos deixar nossos grupos, nem mesmo colocar em questão nossas crenças e sim a nossa mentalidade. A mentalidade de seita é algo que aflora em um coração adoecido, carente e muitas vezes cheio de esperanças e projeções. 

O seu coração, a sua consciência e maturidade são os fatores mais importantes de nossa condução. Veja-se, avalie-se e nunca, nunca tenha medo de pensar, criticar, duvidar, avaliar. Em suas escolhas ideológicas, filosóficas e espirituais seja simples, seja humano. Tenha um olhar sereno sobre as coisas e quietude no coração.

MARIO MEIR (Academia de Cabala)
Fonte: Philippe Bandeira de Mello, no Fecbook

Nenhum comentário: