quarta-feira, 22 de março de 2017

Explosões Rápidas de Rádio, sinal de vida alienígena?

Explosões de rádio misteriosas podem ser geradas por alienígenas



De todas as coisas inexplicadas em nosso Universo, as explosões rápidas de rádio são indiscutivelmente as mais estranhas. Elas são alguns dos sinais mais elusivos e explosivos já detectados no espaço, e apesar de durar apenas milésimos de segundo, elas podem gerar tanta energia quanto 500 milhões de Sóis .

No ano passado, os pesquisadores descobriram 16 desses sinais, todos provenientes da mesma fonte além de nossa Via Láctea e agora os físicos de Harvard disseram que sinais como estes poderiam ser evidência de avançada tecnologia alienígena.

“Explosões de rádio são extremamente brilhantes, dada a sua curta duração e origem, sendo que até o momento não identificamos uma possível fonte natural deles”, disse o físico teórico Avi Loeb do Centro Harvard de Astrofísica. “Uma origem artificial pode ser válida”, concluiu ele.

As explosões de rádio rápidas não são tão incomuns – desde que a primeira foi detectada em 2007, os pesquisadores estimam que 2.000 dessas coisas estão iluminando o Universo todos os dias. No início deste ano, mais seis delas foram detectados vindo do mesmo local, e os pesquisadores conseguiram achar a sua localização em uma galáxia anã, a mais de 3 bilhões de anos-luz da Terra.

As principais hipóteses da origem desses sinais estão nos eventos mais voláteis e explosivos do Universo: Buracos negros supermassivos que expelem material cósmico, explosões de supernovas superluminosas ou magnetares rotativos – um tipo de estrela de nêutrons. Mas infelizmente tudo isso é apenas especulação.

Com isso em mente, Loeb e sua equipe investigaram a possibilidade de que as explosões de rádio podem estar vindo de um enorme transmissor de rádio em um planeta alienígena distante, que transmite sinais através do Universo para impulsionar naves gigantes

Tudo bem, isso tudo pode parecer loucura. Mas os pesquisadores dizem que tal ideia está dentro das leis da física, então é claro que deve ser considerado

Claro, tudo isso é altamente especulativo, e os físicos não estão fingindo que eles têm todas as respostas em sua nova proposta. Mas eles dizem que a ciência não é uma questão de o que você acredita, é uma questão de evidência, e sempre vale a pena jogar um monte de ideias no ar para ver onde os dados se encaixam. [ScienceAlert]

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...