Translate

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Sim, vegetarianos também matam animais para se alimentar




"Veganos e vegetarianos dizem que não matam animais, mas eles matam" - No ano passado, Claudio Bertonatti, um dos mais renomados naturalistas da Argentina, escreveu um artigo que desencadeou um terremoto. O tsunami chegou até aqui e é provável que se prolongue ainda mais.

Em seu artigo, "A Confusão Vegana", ele adverte que comer legumes não impede a morte de animais. Bertonatti enfureceu milhares de veganos e vegetarianos, bem como outros conservacionistas da natureza. No entanto, muitos que leram seu artigo aprenderam algo sobre os direitos dos animais que talvez nunca tenham ocorrido a eles de outra forma.

Nós falamos com Claudio sobre sua idéia que fez tremer a terra e discutimos os pontos mais importantes da controvérsia.

Claudio, você era vegetariano. O que o fez decidir se tornar um?

Como adolescente, eu me interessei pela natureza. Eu pensei que, tornando-me um vegetariano, eu evitaria matar tantos animais. Mas então eu mudei de idéia.

O que aconteceu?

Comecei a estudar a natureza e a sair para o campo para observar a vida selvagem. Percebi que nos campos das culturas agrícolas não havia pássaros, e os poucos que estavam lá estavam sendo perseguidos. Então comecei a estudar anfíbios, mamíferos, répteis e peixes e percebi que estava confuso.

Como?

Como vegetariano, eu estava ajudando a prevenir a morte e o sofrimento de animais domésticos, mas não de espécies selvagens. E muitas dessas espécies - ao contrário de vacas, porcos e cabras - estavam desaparecendo. Então, voltei a ser um omnívoro.

O que levou você a escrever o artigo?

Na Argentina, encontro muitas pessoas que afirmam ser defensoras da natureza porque não comem carne nem usam couro. Eles pensam que sendo veganos ou vegetarianos impedem que os animais morram. Não é verdade.

Por quê?

A partir do momento em que os seres humanos começaram a criar gado e adotar agricultura, geramos um impacto. Não existe nenhuma espécie animal cuja sobrevivência não resulte na morte de outros animais, direta ou indiretamente. Eu entendo que isso pode ser uma realização dolorosa. Eu também gostaria de viver num mundo ideal, mas essa não é a realidade. Muitos veganos e pessoas que só usam algodão parecem acreditar que não causam mortes, mas sim.

Mortalidades indiretas?

Trigo, arroz, milho. A maioria dos veganos come essas coisas. O primeiro impacto do cultivo em massa é o desmatamento: forçamos a natureza a criar espaço para as culturas. Na Argentina, incendiaram a selva, ardendo ninhos com lança-chamas. Então eles devem defender a terra semeada dos pássaros que se alimentam; Muitos fazendeiros fazem isso espalhando grãos envenenados. Depois disso, os herbívoros selvagens procuram os primeiros rebentos, de modo que os proprietários colocam cercas elétricas ou caçam os animais com armas.

O que acontece durante a colheita?

A terra é fumigada para combater fungos, insetos e outras plantas. Os animais que foram expulsos se deslocam para outras áreas que já apoiam animais: o hotel está totalmente reservado. Assim, os animais vão para campos de cultivo vizinhos e outra onda de impactos é gerada.

Em contraste, ele diz, em campos dedicados ao gado existem mais espécies de outros animais.

Há muitas pastagens selvagens na Argentina. Você pode caminhar e encontrar tudo: anfíbios, répteis, pássaros. Claro, estaria mentindo se dissesse que há a mesma variedade de animais que você obteria se as vacas não estivessem lá. O agricultor também persegue a vida selvagem e mata todos os animais que ele considera prejudiciais à produção. Mesmo assim, o impacto é menor. Quando digo isso, muitas pessoas sentem que estou encurralando.

Em que sentido?

No sentido de que não há escapatória: se você come carne, mata animais, mas também os mata comendo plantas. Muitas pessoas que se preocupam com questões ambientais buscam por caras ruins e caras maus, mas não é assim: é muito mais complicado.

Dê-nos um exemplo...

Há muitas pessoas aqui demonstrando e dizendo "Não à mineração". O slogan deve ser "Não para a mineração que explora imprudentemente recursos e pessoas". Os ativistas usam computadores que não existiriam sem os metais trazidos das minas. Estou surpreso que eles não tenham uma compreensão do todo.

O que você acha da maneira pela qual a carne é produzida em massa - a indústria da carne?

É uma tragédia. Feedlot e a maioria dos matadouros na Argentina são modelos de crueldade irrestrita. Eu nunca poderia fingir o contrário!

Há evidências de que os recursos necessários para a carne são muito maiores do que os necessários para os vegetais. E, que os cultivos constituem uma grande parte desses recursos: uma alta porcentagem deles é usada para alimentar o gado.

Isso é verdade. Eu sei que a maioria das culturas de soja são usadas para esse propósito. Não estou dizendo que os veganos são estúpidos ou que todos se tornem carnívoros, só estou dizendo que é importante ser sensato, adotar uma posição inteligente e mostrar solidariedade.


O que é uma posição inteligente?

Mostrando solidariedade com a natureza: o menor mal. É importante incentivar o consumo responsável e a morte humana de animais. Mas para um fundamentalista, é um pecado mesmo mencionar a morte. O que mais devo chamar? Eutanásia?

Se eu entender corretamente, sua intenção é alertar veganos e vegetarianos que o impacto zero é impossível.

A maioria de nós vive nas cidades e conhece muito pouco sobre o mundo animal. Pergunte aos seus amigos se eles podem nomear 10 animais e 10 plantas selvagens nativas da área em que vivem.

Nós provavelmente não seríamos capazes disso.

Se não sabemos nada sobre a natureza e a diversidade, não poderemos valorizá-la. Nosso universo é limitado ao que vemos: cães, gatos, galinhas, porcos, patos, vacas. Nossa sensibilidade se estende apenas para eles. É como olhar através de um buraco da fechadura. O mundo é maior do que isso e muito mais complexo, quer você o aceite ou não.

Você fala como se conhecesse muitos fanáticos...

Existem carnívoros e veganos fundamentalistas. Como cientista, quando os ouço falar com esse tom confiante - tão faltam dúvidas - isso me assusta. Os fundamentalistas apenas prestam atenção às pessoas que pensam como agem como eles e vêem todos como inimigos. É uma contradição.

O que?

Para um carnívoro ser violento é lógico, mas para um vegano ser violento é filosoficamente inconsistente.

Você conheceu veganos violentos?

Eu era o diretor-gerente do Zoológico de Buenos Aires. Eu renunciei porque tentei transformá-lo em um centro de conservação para espécies ameaçadas de extinção, mas não consegui. Havia esses veganos que paravam na frente do zoológico, gritando para as famílias que entraram, chamando-os de assassinos. Isso prejudica o veganismo. 

As pessoas pensam: se isso é veganismo, eu não quero nenhuma parte disso. Nem todos os veganos são assim, é claro. Mas há muitas pessoas que desenvolvem uma grande empatia apenas pelos animais domésticos. Muitos deles acabam odiando pessoas e isso é uma patologia: não é saudável.

Em seu artigo, você diz que se toda a raça humana de repente se tornasse vegana, seria uma tragédia. Mas alguns dizem que se todos nós fôssemos veganos, então precisaríamos de menos colheitas do que nós como omnívoros.

Eu escrevi o artigo como uma forma de gerar debate no meu país, onde a compreensão do movimento vegano na análise ambiental geralmente é bastante instável. Se toda a raça humana se tornasse vegana por esse tipo de pensamento (sem contar outras razões filosóficas, religiosas ou de saúde), seria uma tragédia porque não entenderíamos os problemas ambientais do mundo.

Você não está convencido pelas estatísticas.

Se um veganismo bem compreendido contribui para melhorar o mundo natural, então, com prazer, me tornarei um vegano. Minha principal preocupação é a conservação da biodiversidade: que a riqueza da vida na Terra não se torne empobrecida.

Mas, novamente, se todos na Argentina fossem veganos, isso não exigiria menos cultivo?

Eu não sei. Eu não acho que você precisa ser vegano para conservar a natureza e a biodiversidade. Não sou especialista em desenvolvimento de produção agrícola, mas do que sei sobre o meio ambiente, é sempre melhor diversificar a produção. Deve haver colheitas, vacas, apicultores ... diversidade.

Que deficiências você vê no movimento vegano?

Nunca os vejo lutando pela criação de novas áreas protegidas ou pela luta contra o tráfico ilegal de animais selvagens. Eu os vejo protestar por touradas, que já não acontecem na Argentina e nos matadouros. É como se eles apenas se preocupassem com animais domésticos que, novamente, não estão em perigo de extinção. Não estou dizendo que está errado - só que há muito mais para isso.

Em geral, você acha que não há suficiente conexão entre o veganismo e a consciência ambiental?

O que eu acho perigoso é que você gastar toda sua energia tentando salvar o gato preto, sem saber nada sobre o meio ambiente, porque talvez você esteja desperdiçando sua energia; talvez sua energia tenha um impacto maior em outros lugares. 

É importante ter uma visão ampla: pode ajudá-lo a analisar sua situação melhor. Se, depois, você ainda quer dedicar sua vida a salvar gatos pretos, isso é ótimo, eu aprecio isso. Defender os direitos dos animais não é incompatível com a conservação da natureza.

Claramente, há um conflito entre ambientalistas e ativistas dos direitos dos animais e definitivamente terá um grande impacto no futuro da humanidade.

Isso me lembra um pouco dos partidos políticos de esquerda: eles agem como inimigos e, no entanto, são muito semelhantes e devem ser aliados. Você sabe quem é o maior inimigo da conservação da natureza?

Quem?

Pessoas indiferentes. Muitas pessoas indiferentes acreditam que todos os que se preocupam com o meio ambiente são os mesmos: não comemos carne, somos bons vegetarianos que nunca fazem sexo. Não é verdade. Nós somos pessoas normais!

A morte é uma parte da natureza. Misturar sentimentos com a ciência não parece muito científico. Por outro lado, a consciência humana é importante, como é nossa responsabilidade para uma indústria pavorosa e pesada. Quem está errado?

Os erros são feitos em ambos os lados. Os ecologistas tendem a pensar que os veganos e os vegetarianos são apenas sentimentais. Por outro lado, a indiferença de alguns veganos com animais selvagens e biodiversidade me preocupa: não é consistente. 

Eu reconheço o fato de que a humanidade é uma máquina que devora o mundo. Um antropólogo disse que somos cosmofágicos: devoramos o que nos rodeia.

Você está feliz com o motivo do seu texto?

Muitas pessoas me insultam e me atacam dizendo que matei um urso polar, o que não é verdade. Outros me fornecem novas perspectivas para as quais agradeço. Eu sou apenas um jornalista da conservação da natureza, um jardineiro, e eu estive errado muitas vezes. Eu faço o meu melhor, mas não me ofende para descobrir que eu estou errado. Eu penso como um cientista, não como um fundamentalista.

Você não precisa ser vegano para conservar a natureza e a biodiversidade

Texto traduzido de: PlayGround, por Ciência Repensada (reprodução)

Recomendado para você

Nenhum comentário: