Translate

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

IC 1101: A Maior Galáxia no Universo




VIA ASTOUNDE¹

E você que achou que o salto estratosférico de Felix Baumgartner  te fez se sentir pequeno.


Estamos descobrindo fatos incríveis sobre o universo aparentemente todos os dias. Nós pensamos que o universo tem 13,7 bilhões de anos-luz e que atualmente está se expandindo. Existem teorias de que o universo poderia ser infinito e teorias de que poderia haver vários universos. Para nossos propósitos hoje, vamos ficar com apenas os fatos, e conversar um pouco sobre a maior galáxia conhecida pelo homem, criativamente chamada IC 1101!

A Galáxia da Via Láctea

A galáxia na qual a Terra reside, a galáxia da Via Láctea, tem cerca de 100 mil anos-luz de diâmetro. Você pode estar se perguntando o que é um ano-luz? Quantos quilometros existem em um ano-luz? Você provavelmente ficaria surpreso ao saber que apenas um ano-luz é equivalente a 9,5 trilhões de quilômetros! (Na verdade, é 9.461.000.000.000, mas quem está contando).

Para colocar isso na perspectiva de nossas capacidades de viagem espacial, a sonda Voyager 1 da NASA, o objeto mais distante já lançado da Terra, atualmente percorreu um acumulado de 21,2 bilhões de quilometros. Eu mencionei que a Voyager 1 partiu da Terra há 40 anos?

IC 1101


A IC 1101, no centro, em foto do Telescópio Espacial Hubble
Agora que nos enfrentamos com o fato infeliz de que provavelmente nunca vamos visitar a IC 1101, vamos descobrir o quão grande ela é comparada com a galáxia aparentemente maciça em que vivemos. 

Nós dissemos que a Via Láctea tem 100 mil anos-luz de diâmetro, bem, a IC 1101 tem aproximadamente 6 milhões de anos-luz de diâmetro! Ela também está localizada a mais de um bilhão de anos-luz de distância da Terra! 

É tão sensacionalmente enorme e distante que seu cérebro pode ter explodido (se assim for, pedimos desculpas). As chances são de que você nunca tenha pensado no espaço assim.

Como a IC 1101 se tornou a maior galáxia do universo? Ao longo de bilhões de anos, galáxias menores foram sendo atraídas umas pelas outras e colidiram. Esse processo, embora longo e árduo, cria uma galáxia exponencialmente maior, atualizando-a com novos materiais e estrelas no processo. Coisas bastante loucas.

Poder Estelar

Finalmente, como você provavelmente já sabe, o que chamamos de sol é uma estrela. Há entre 100 a 200 bilhões de estrelas na Galáxia da Via Láctea. Quantas estrelas existem na IC 1101? Experimente 100 trilhões.

Sim, somos muito pequenas no grande esquema das coisas. Estamos fazendo alguns avanços científicos e tecnológicos sensacionais todos os dias, e definitivamente podemos alcançar as estrelas, mas ainda temos um longo caminho a percorrer antes de podermos chegar a essas estrelas. Aqui está um pequeno vídeo falando mais sobre o IC 1101.


FONTE: 1- TEXTO ESCRITO POR MIKE AWADA | VIA ASTOUNDE (TRADUÇÃO E ATUALIZAÇÃO LIVRE)

Recomendado para você

Nenhum comentário: