Translate

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Tecnologia 3D pode decifrar mensagens em rochas do Neolítico



Misteriosas mensagens gravadas em rochas na Escócia, há 5.000 anos atrás, podem em breve ser descodificadas usando escaneamento 3D


Cerca de 6.000 rochas que exibem gravações distintivas de "copo e anéis", juntamente com outras gravuras antigas, pontilham a paisagem da Grã-Bretanha, com pelo menos um terço encontrado na Escócia. Arqueólogos já ofereceram várias explicações sobre o significado desses símbolos estranhos. Alguns disseram que os antigos os inscreveram para cerimônias rituais. Outros acreditam que as esculturas serviram muito mais propósitos práticos, que possivelmente seriam marcadores territoriais, em antigas rotas comerciais, ou mapearam as estrelas no céu.

No entanto, nas palavras de George Currie, um arqueólogo amador que descobriu algumas das 670 esculturas de rochas na Escócia, "muitas têm simbolismo que remonta a milhares de anos e sabemos pouco sobre por que eles foram criados".

Um porta-voz da Historic Environment Scotland (HES) observou que "o propósito e o significado da arte na rocha, para comunidades pré-históricas e mais recentes, são mal compreendidos". Em 2016, a HES recebeu 807 mil libras (cerca de US$ 1,1 milhão de dólares) do Conselho de Pesquisa de Artes e Humanidades, para realizar um projeto de cinco anos para restabelecer esse link perdido com o passado pré-histórico da Escócia.

Marcas de copo e anéis. Fonte: Historic Environment Scotland
Talvez nunca possamos descobrir os significados completos das gravuras, mas o projeto, que faz uso de scanners 3D, buscará respostas documentando e analisando um grande número de exemplos de escultura em rocha. Um resultado é esperado provavelmente até 2021: um banco de dados com modelos 2D e 3D de algumas das pedras decoradas será criado, e talvez surjam também algumas teorias.

A Universidade de Edimburgo e a Escola de Arte de Glasgow estão envolvidas nas atividades do projeto, e o escaneamento deverá revelar novas conexões entre os símbolos, anteriormente esquecidos, e as esculturas na rocha. Alguns estão dizendo que voltam aos dias do Neolítico.

Currie também foi convidado a participar das atividades. Durante um período de mais de uma década, ele conseguiu descobrir, fotografar e localizar por GPS 670 rochas únicas. Enquanto copos e anéis estão entre os símbolos mais recorrentes em todas, existem outras que aparecem com freqüência, como formas de ferradura ou algumas que relembram pegadas humanas.


Rocha com marcas de copos e anéis, 
em Achnabreck.
Fonte: Historic Environment Scotland
Em declarações ao Mail Online, Currie, que vem de Dundee, disse que "a idéia é cobrir toda a Escócia para gravar toda a arte rupestre em 3D sempre que possível". No entanto, ele observa, existem certos desafios, como, por exemplo, o equipamento de varredura será trazido até alguns dos locais de interesse. Nem todas as rochas repousam em terrenos de fácil acesso.

Potencialmente, o projeto poderia responder a muitas outras questões, como por que as pessoas revisitavam as rochas, inscrevendo novos símbolos sobre rochas que já tinham gravuras. Enquanto isso, novas descobertas ainda estão sendo encontradas nas escavações de rochas, com uma grande descoberta de um exemplo anteriormente não registrado, relatado pelos repórteres da BBC Scotland Highlands and Islans, em 2014.

Arqueólogos tropeçaram em uma nova arte na rocha, com gravuras de copos e anéis, enquanto tentavam relocar uma rocha no condado de Ross-shire. Ao examinar a rocha, a equipe ficou deslumbrada ao encontrar marcas correspondentes também do outro lado da pedra. A descoberta contou como rara.


As marcas de copos e anéis
sobrevivem em grande número
na Escócia e ofereceram uma
 grande variedade de significados.
Autor: Rept0n1x, CC BY-SA 3.0
Embora a Grã-Bretanha seja o foco do interesse em esculturas de copos e anéis, esses símbolos não são encontrados exclusivamente na ilha. 

Diferentes de um lugar para o outro, exemplos foram documentados no exterior, sendo muitos localizados na Irlanda e na Escandinávia, sendo exemplo, Hartola, na Finlândia, onde os pesquisadores apontam que as marcas do copo são notavelmente mais amplas em comparação com as escocesas. 

Mais pode ser visto na região italiana do Piemonte, na Suíça, na Sardenha e em Israel. Formas similares também podem ser encontradas mais longe, como no Gabão e na Austrália.

A pesquisa atual que está sendo realizada na Escócia, e que está ativa desde janeiro de 2017, esperamos que um dia desencadeie interesse internacional. 

Um maior esforço na criação de um banco de dados global, poderia nos fornecer uma compreensão mais profunda, do estranho trabalho de arte de nossos antepassados, ​​dispostos sobre rochas de regiões selvagens.

Fonte: https://www.thevintagenews.com/2018/01/23/mystery-messages/ (tradução livre)


Nenhum comentário: