Translate

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Black Knight: satélite extra-terrestre ou detrito espacial?




O que a maioria das pessoas não sabe é que 6.000 satélites foram lançados em órbita terrestre desde que a União Soviética enviou o Sputnik 1 ao espaço em 1957. Esses satélites artificiais têm vários objetivos, como meios de comunicação, navegação e exploração . As estimativas sugerem que cerca de 3.600 até agora permaneceram em órbita, dos quais muito menos ainda está em operação. Uma vez que estes satélites cumprem o seu propósito e atingem a expectativa de vida, eles se tornam nada mais do que lixo espacial.

"Black Knight": Este estranho objeto tem orbitado a Terra há 50 anos

É muito fácil detectar alguns deles, orbitando nos céus, incluindo o maior de todos, a Estação Espacial Internacional. No entanto, nenhum deles corresponde ao Black Knight, um satélite altamente misterioso e muito debatido, com forte narrativa.

Enquanto alguns argumentam que o Black Knight já está em órbita há mais de cinco décadas, outros dizem que é menos tempo do que isso - e há aqueles que argumentam que ele já estava lá há 13.000 anos. Seu propósito e origem permanecem desconhecidos, embora existam indicações que ele já enviou sinais à Terra. Quem deu a esse objeto seu nome sinistro, acrescenta mais um enigma à natureza espinhosa da história, e é incerto quem foi o primeiro a descobri-lo também.


Foto da NASA, de 1998, de restos espaciais, que
- de acordo com alguns teóricos da conspiração -
seria de um satélite extraterrestre, o "Black Knight"
Não surpreendentemente, os teóricos da conspiração vieram à mesa. Como eles explicam, a origem do Black Knight está ligada a extra-terrestres. A comunidade científica e acadêmica descarta todas essas teorias. Então, como explicar o barulho em torno do Black Knight?

A raiz da história começa com Nikola Tesla, que supostamente ouviu sons do espaço em 1899. Ele considerou que os sons eram possivelmente de vida inteligente não na Terra, talvez habitantes de Marte. Décadas depois, em 1968, os astrônomos confirmaram que ele realmente ouviu sinais de rádio, mas eles vieram através de outros objetos naturais no espaço.

Tesla nunca afirmou que ouviu sinais provenientes de um satélite que orbitava a Terra, mas há aqueles que acreditam ainda que ele estava ouvindo transmissões de um satélite em órbita, que não era outro senão o Black Knight.

Em 1954, alguns jornais, incluindo The San Francisco Examiner e St. Louis Post-Dispatch, publicaram algumas opiniões, escritas por Donald Edward Keyhoe, ex-aviador naval da Marinha e famoso pesquisador de OVNIs. Keyhoe continuamente publicou histórias em várias revistas, como Weird Tales, Flying Aces, The Saturday Evening Post e Reader's Digest.

Nos jornais foi publicada a crença de Keyhoe de que os extraterrestres haviam visitado a Terra. Ele também escreveu alguns livros em que afirmou que a Força Aérea dos Estados Unidos detectou dois satélites orbitando a Terra em 1954, quando na verdade, nenhuma tecnologia desse tipo existia.


O "Black Knight"
imagem capturada durante a missão STS-88 (1998)
Por outro lado, nos meados da década de 1950, era um momento em que a ficção científica alcançava seu pico de popularidade.

Os livros de Keyhoe rivalizavam com aqueles escritos por H.G. Wells, Arthur C. Clarke e Issac Asimov. Juntamente com uma série de filmes e programas de televisão, essas histórias alimentaram a imaginação do público sobre viagens espaciais e possíveis encontros com vida extraterrestre. Os céticos afirmam que muito do que escreveu Keyhoe era para ajudar na promoção de seus próprios livros.

No entanto, em 1960, durante a Guerra Fria, a Time Magazine afirmou que a Marinha dos EUA estava ciente de um satélite que tinha uma órbita incomum. Inicialmente, a revista afirmou que era um satélite espião soviético, mas depois declarou que se tratava de um satélite, dos Estados Unidos, fora de órbita.

Ao longo dos anos, os relatórios do satélite Black Knight se acumularam, mas, de acordo com muitos, são o resultado de histórias não confirmadas, repórteres exagerados e fotografias super-interpretadas. Como diz o astronauta da NASA, Jerry Ross, o objeto e todas as especulações sobre isso são simplesmente os resultados de um erro.

Além disso, Martina Redpath, do Planetário Armagh da Irlanda do Norte, duvida que o Black Knight seja qualquer coisa menos de que um "uma confusão de histórias completamente não relacionadas". Redpath também afirmou que muitos dos relatórios relacionados sobre o assunto são "observação científica não usual" que nutrem o mito do Black Knight.

Uma possível explicação para o mistério pode ser encontrada em dezembro de 1998, quando aconteceu uma missão do ônibus espacial à Estação Espacial Internacional (ISS). Durante a missão, que envolveu caminhadas espaciais; o Coronel Ross e o Dr. James Newman tentavam instalar cobertores térmicos, para fazer ajustes que reduziriam a perda de calor e economizariam energia na ISS. Os cobertores estavam presos ao traje espacial do Coronel Ross e, a medida que eram instalados, um deles se perdeu no espaço. Quando ele percebeu que um tinha desaparecido, o cobertor já estava longe dos astronautas e eles não conseguiram recuperá-lo.

Como a NASA explica, detritos, independentemente do seu tamanho, podem escapar da estação em missões que exigem caminhada espacial. Tal como aconteceu em dezembro de 1998, quando alguns itens acabaram se soltando e tornando-se detrito espacial. Geralmente, a maioria desses objetos são oficialmente catalogados pelo US SSN (Space Surveillance Network).

A Estação Internacional, vista pelo ônibus espacial Atlantis, em 23 de maio de 2010, durante a missão STS-132.
Por isso, o objeto fotografado durante a missão em 1998, conhecida como STS-88, amplamente reivindicada como sendo do satélite Black Knight, é, de acordo com o jornalista espacial James Oberg, provavelmente um cobertor térmico que foi relatado como perdido durante a atividade extraveicular conduzida pelo Coronel Ross e pelo Dr. Newman.

Em uma entrevista, concedida em 2014, o Cel. Ross também afirmou que "as teorias da conspiração são divertidas para quem trabalha nelas, mas um desperdício de inteligência valiosa", no contexto de todas as teorias que envolvem o Black Knight. Essas declarações acabarão com a intriga a respeito do Black Knight? A resposta é que provavelmente não.

Fonte: The Vintage News (tradução livre)


Nenhum comentário: