Translate

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Alimentos que atraem boa sorte na Ceia de Réveillon



Lentilha:

Em várias regiões do mundo este alimento é tido como forte atrator de fortuna. Como as ervilhas, as lentilhas também evocam morte e renascimento, do grão enterrado na terra renascem múltiplos grãos.

Uva:

Alimento nº 1 da ceia de ano-novo. Come-se 3 dando as costas para a lua, 12 dando pulinhos ou sobre um banquinho, 11 guardando as sementes, não importa! O importante é não faltar uva na ceia de reveillon, fruta que traz boa sorte para o ano inteiro.

Peixe:

Além de ser saudável e muito mais leve, o peixe na ceia de ano novo está vinculado a boa sorte e fecundidade. Quando se fala em peixe automaticamente se faz associação com a água, símbolo da vida, do nascimento. Em chinês, U, peixe, foneticamente tem o mesmo som da palavra "abundância", fazendo-se a analogia. Aqui no Brasil tropical, nada mais perfeito para a ceia de reveillon do que um bom peixe assado em folha de bananeira!

Carne suína:

A carne de porco é muito apreciada na ceia de reveillon, afinal o porco é um animal que fuça para a frente, sendo um bom estímulo para o novo ano. Já as aves como: frango, peru e faisão acredita-se não serem uma boa pedida para a passagem do ano: segundo a superstição em voga as aves ciscam para trás, como também o boi. O melhor, por via das dúvidas, é esquecer da carne de aves ou bovina na ceia de ano novo.


Romã:

Com sua enorme quantidade de sementes é símbolo de fartura e fertilidade. Os judeus, no Rosh Hashaná pedem a multiplicação das bênçãos divinas ao comer a romã. As sementes vão para debaixo do travesseiro para atrair "dinheirinha". Já no cristianismo, as sementes simbolizam esperança.

Nenhum comentário: