Translate

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Tsunami atinge arquipélagos da Oceania



Hugh Gentry/Reuters
O sismo de Samoa de 2009 foi um sismo de magnitude 8 que afetou as Ilhas Samoa às 6h 48min 11s, hora local, de 29 de setembro de 2009 (17:48:11 UTC).

O tremor gerou três tsunamis separados, dos quais o maior se elevou 1,6 m acima do nível do mar e foi registado com uma altura de 76 mm no ponto do epicentro. 

Na imagem, um analista de instituto norte-americano avalia gráfico que mostra a intensidade do tsunami na região da Oceania. Uma série de tsunamis provocados por um tremor matou pelo menos cem pessoas em várias ilhas do Pacífico Sul. As ondas gigantes deixaram ao menos 90 mortos nos arquipélago de Samoa e Samoa Americana, e dez em Tonga.

O epicentro fica próximo da Zona de subducção de Kermadec-Tonga no chamado "Anel de Fogo do Pacífico", onde as placas tectónicas se unem e é comum a atividade vulcânica e sísmica.

Avisos de tsunami foram emitidos para as seguintes ilhas e arquipélagos: Samoa Americana, Samoa, Niue, Wallis e Futuna, Tokelau, Ilhas Cook, Tonga, Tuvalu, Kiribati, Ilhas Kermadec, Fiji, Ilha Baker, Ilha Howland, Ilha Jarvis, Nova Zelândia, Polinésia Francesa, Atol Palmyra, Vanuatu, Nauru, Ilhas Marshall e Ilhas Salomão. O aviso foi retirado para a maior parte destes arquipélagos quando a ameaça não se revelou tão extensa. Nas Ilhas Cook, por exemplo, o tsunami passou sem deixar qualquer dano no arquipélago.

Um aviso de tsunami continuou a ser emitido para as Ilhas Marquesas da Polinésia Francesa, e cinco ondas principais eram supostamente previstas para as atingir. O aviso também permaneceu em vigor para Tuvalu, um dois países de menor altitude do mundo. (com informações de Wikipédia)




Nenhum comentário: