Translate

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Índio não é genérico, cada tribo tem seus costumes, crenças e culturas





As 5 ideias mais equivocadas sobre os índios no Brasil desmistificadas pelo professor e historiador José Ribamar Bessa Freire

1. O índio não é “genérico”. Cada tribo tem seus costumes, crenças e culturas. São 200 etnias que falam 188 línguas diferentes. 

2. As culturas indígenas não são atrasadas Os povos indígenas produzem saberes, ciências, arte refinada, literatura, poesia, música e religião. 

3. As culturas indígenas não são congeladas Pensar que todo índio deveria andar nu ou de tanga é um equívoco tão grande que quando vemos o contrário tem gente acha estranho. 

4. Os índios não fazem parte apenas do passado Como mostramos aqui, eles estão aí defendendo sua cultura. Também é errado pensar que a cultura deles é contrária à evolução e a tudo que é moderno. 

5. O brasileiro é índio sim! Muitos tem a ideia de que o povo brasileiro foi só formado por nações européias e africanas. Na verdade, a origem vem de todos, mas o brasileiro tende a se identificar com a origem européia que foi a principal colonizadora. 

Quer ler o estudo na íntegra? Então clique aqui: http://bit.ly/EquivocosIndigenas 

Por um Brasil consciente, inteligente e solidário!!! 

originalmente publicado em Projeto Gota D'Água, com Susana Martin Gallardo e Andréa Brito.

Recomendado pra você

Nenhum comentário: