quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Que aparelho de TV devo comprar?

De nada adianta investir centenas de reais num aparelho de TV Digital, se ele não tiver configurações adequadas. Para você poder curtir ao máximo a experiência que a imagem digital proporciona damos aqui 5 dicas importantes:

1ª - LCD : Uma tela de LCD (cristal liquído) deve ter um resolução mínima de 1300x700 (HD Ready), porém para total proveito da qualidade de imagens, o recomendado é 1920x1080 (Full HD). Tempo de resposta menor ou igual a 8 milissegundos e contraste dinâmico maior ou igual a 8000 por 1. O aparelho deve ter ao menos uma entreada HDMI.

2ª - Plasma: A resolução recomendada para as telas de Plasma é a mesma das de LCD. Também precisa ter ao menos uma entrada HDMI. A imagem das TVs de Plasma é muito boa, porém a de LCD não deixa nada a desejar. O probleda das telas de Plasma é que pode ficar marcada, se exibir por muito tempo uma imagem estática. Cuidado para não comprar aparelhos que não respeitem estas configurações mínimas de resolução e porta HDMI.

3ª - O tamanho da tela deve ser calculado de acordo com a distância que você vai ficar da TV. Não adianta uma tela gigante se você vai ficar a apenas 1,2 metros da tela. A imagem é percebida pela sua visão de forma ideal, quando você se senta a uma distância de aproximadamente 3 vezes o tamanho da altura da tela. Sendo assim, se você está a 1 metro e 20 cm da TV, uma tela de 32 polegadas está perfeita. Se a distância for de 1,60m, compre de 42 polegadas, já se a distância for superior a 2 metros você vai precisar ao menos de uma TV de 52 polegadas.

4ª - Para receber o sinal de TV Digital aberto, você vai precisar de uma antena UHF; (o ideal é que ela seja externa, porém as internas também dão bons resultados quando próximas as antenas transmissoras) e de um conversor do sinal digital (Set-Top Box). Se você optou por comprar um aparelho de TV sem o conversor embutido, vai precisar do Set-Top Box para poder captar o sinal digital. Neste caso escolha um Set-Top Box, ou receptor DTV, que tenha saida HDMI e certifique-se de que venha com um cabo para esta conexão.

5ª - Se você não pretende comprar uma TV de alta resolução no momento, sem problemas, você também pode receber em sua casa o sinal da TV Digital. Apesar de você não contar com a alta resolução, receberá um sinal de melhor qualidade em sua TV convencional. Para isso basta comprar um receptor DTV (Set-Top Box) e conectá-lo a uma antena UHF, a sua TV e ligar na tomada. Com isso você terá imagens livres de interferências e fantasmas.

Nenhum comentário: