Translate

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Qual a maior profundidade do mar?

O ponto mais fundo dos oceanos é a fossa das Ilhas Marianas, Micronésia, Oceano Pacífico, que é uma área rebaixada do Oceano Pacífico, como se fosse a parte mais funda de uma piscina. 

Ela se estende por 2.500 quilômetros, ocupando uma área que está inteiramente a mais de dez mil metros abaixo do nível do mar. 

É uma espécie de vale submarino e está, na sua parte mais profunda, 11.500 metros abaixo da superfície do mar – o que equivale a sete vezes o tamanho do Grand Canyon, nos Estados Unidos. 

O recorde de profundidade em mergulho foi obtido lá, por Jacques Piccard, oceanógrafo suíço, e Donald Walsh, tenente da Marinha americana. “Ambos comandaram o submersível Triest I (um pequeno submarino, muito mais resistente à pressão), que desceu 35 800 pés (cerca de 11 037 metros) – a maior profundidade oceânica registrada -, no dia 23 de janeiro de 1960, em uma das fossas das Marianas chamada Challenger Deep, a cerca de 360 quilômetros ao sul das Ilhas Guam, no Oceano Pacífico”. 

Para se ter uma ideia, o Monte Everest, localizado na Cordilheira do Himalaia (8.848 metros), caberia com folga dentro da fossa, pois mesmo totalmente submerso ainda sobrariam 2.652 metros de altura. (veja no vídeo compartilhado no final da postagem). 
Pense! Onze mil e quinhentos metros abaixo do nível do mar é o tamanho do Grand Canyon multiplicado 7 vezes! Essa profundidade foi verificada através de equipamentos desenvolvidos especialmente para suportar níveis altíssimos de pressão e baixas temperaturas.

Desertos Marinhos

Grandes porções dos oceanos são chamados de desertos marinhos por conta do baixo teor de nutrientes, oxigênio e por isso a produtividade é baixa pois poucos organismos habitam lá. 

O fundo do mar reserva muitos mistérios que a ciência procura desvendar. Um deles é o ecossistema que se desenvolveu em um local onde não existe luz solar e a pressão atinge altos níveis de intensidade. Estima-se que região abissal represente 42% dos fundos oceânicos, abrigando seres que se adaptaram às condições extremas do meio ambiente.

Confira a tabela com as maiores profundidades oceânicas (Wikipédia):
Fossa oceânicaLocalizaçãoProfundidade (m)
Fossa Challenger ou das MarianasPacífico (sul das ilhas Marianas)11 034
Fossa de TongaPacífico (noroeste da Nova Zelândia)10 822
Fossa do JapãoPacífico (este do Japão)10 554
Fossa das Curilas ou da KamchatkaPacífico (Sul das ilhas Curilas)10 542
Fossa das FilipinasPacífico (este das Filipinas)10 540
Fossa de KermadecPacífico (Nordeste da Nova Zelândia)10 047
Fossa de Porto RicoAtlântico (este de Porto Rico)8 800
Fossa de BougainvillePacífico (E Nova Guiné)9 140
Fossa Sandwich do SulAtlântico (este das ilhas Sandwich)8 428
Fossa do Peru-ChilePacífico (oeste do Peru e Chile)8 065
Fossa das AleutasPacífico (S Ilhas Aleutas)7 822
Fossa das CaimãoMar do Caribe (sul de Cuba)7 680
Fossa de JavaÍndico (sul da ilha de Java)7 450
Fossa de Cabo VerdeAtlântico (oeste das Ilhas Cabo Verde)7 292
Dê o play no vídeo abaixo e mergulhe até 11.034 m no mar:


        

Um comentário:

Anônimo disse...

Impressionante