Translate

domingo, 3 de junho de 2018

Cientistas inventam capacitor de fluxo na vida real




O Capacitor de Fluxo no DeLorean da ficção.
Como diria o Dr. Emmett Brown: “Great Scott!”, ou na tradução: “Santo Deus!”. Uma equipe de físicos descobriu como fazer um capacitor de fluxo.

Não, não é uma versão da vida real do que estava na franquia "De Volta para o Futuro" - lembrete: nos filmes, o capacitor de fluxo é o dispositivo movido a plutônio que possibilita a viagem no tempo. 

Embora a versão proposta por esses cientistas não permita que você percorra o tempo, ela pode fazer algo quase tão legal: ajudar a inaugurar a era da computação quântica.

Os físicos australianos e suíços por trás da invenção publicaram sua pesquisa na segunda-feira na revista Physical Review Letters.

O que diabos é esse capacitor de fluxo, afinal? Vamos dissecá-lo. 

Capacitores são dispositivos que armazenam energia e são bastante comuns no mundo da eletrônica. Fluxo, entretanto, é a quantidade de algo que se move em uma determinada área. Assim, em um capacitor de fluxo, as microondas são o algo, e o canal em que elas se movem é um capacitor central.

Ironicamente, enquanto Doc e Marty não precisavam de estradas para onde estavam indo, a melhor analogia de como o capacitor de fluxo dos pesquisadores funcionaria envolve tráfego. 

Na animação, os carros representam sinais de microondas
e a terra que eles circulam é o capacitor. Crédito: PINAVIA
O dispositivo força as microondas a fluírem em apenas uma direção em torno de uma área central, exatamente como os carros em uma rotatória. 

Isso é bastante notável porque quebra algo chamado simetria de inversão de tempo - uma lei teórica da física que afirma que, se você invertesse o tempo, veria o que aconteceu, acontece exatamente ao contrário, como uma imagem espelhada.

Os pesquisadores propõem dois projetos para seu capacitor de fluxo. Um se assemelha ao dispositivo em forma de Y usado nos filmes, mas é muito mais complicado do que "De Volta para o Futuro" fez parecer.

"Nele, 'tubos' de fluxo magnético podem se mover em torno de um capacitor central por um processo conhecido como tunelamento quântico, onde eles superam obstáculos classicamente intransponíveis", disse o físico teórico Jared Cole, um dos pesquisadores por trás da proposta, em um comunicado de imprensa...

O capacitor de fluxo em si pode ser complexo, mas as aplicações são claras. Como o principal autor do artigo, Clemens Mueller, observou no comunicado à imprensa, o dispositivo poderia ajudar os pesquisadores a controlar com precisão os sinais, necessários para o avanço da computação quântica. Também poderia nos ajudar a melhorar a eletrônica que usamos hoje, de smartphones a sistemas de radar.

Então, desculpe, este capacitor de fluxo não lhe dará a habilidade de viajar no tempo para acabar com a forma como seus pais se conheceram. Mas você realmente quer fazer isso de qualquer maneira? Você pode se apagar da existência! Muito mais seguro é deixar a viagem no tempo para a ficção científica e manter nossos olhos no futuro.
____
Fonte: futurism.com | Scientists Invented A Real-Life Flux Capacitor (tradução livre) | Referências: Physical Review Letters, FLEET - Imagem: Back to the Future II Delorean Flux Capacitor (Creative Commons) e PINAVIA

Nenhum comentário: