Translate

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Frases e Pensamentos de B. F. Skinner




B. F. Skinner / Wikimedia Commons
Burrhus Frederic Skinner (20/03/1904 — 18/08/1990) foi um autor e psicólogo norte-americano.

Conduziu trabalhos pioneiros em psicologia experimental e foi o propositor do behaviorismo radical, abordagem que busca entender o comportamento em função das inter-relações entre a filogenética, o ambiente (cultura) e a história de vida do suposto individuo.

A base do trabalho de Skinner refere-se a compreensão do comportamento humano através do comportamento operante.

O trabalho de Skinner é o complemento e o coroamento de uma escola psicológica. Skinner adotava práticas experimentais derivadas de física e outras ciências.

Outros importantes estudos do autor referem-se ao comportamento verbal humano e a aprendizagem.

B. F. Skinner deixou um grande legado à humanidade, em rica e vasta obra... segue abaixo apenas uma pequena síntese de seu trabalho,  através de algumas das suas frases e pensamentos mais célebres, que todos deveriam conhecer:

“Ciência é a disposição para aceitar fatos, mesmo quando eles se opõe aos desejos” 

“Analisar cientificamente a cultura permite-nos não apenas entender o seu efeito, permite também alterar o planejamento cultural”  

“Os principais problemas enfrentados hoje pelo do mundo só poderão ser resolvidos se melhorarmos nossa compreensão do comportamento humano” 

“O que é o Amor se não outro nome para reforçamento positivo?”  

“Os homens agem sobre o mundo, modificam-no, e são modificados pelas consequências de suas ações. Certos processos, e que o organismo humano compartilha com outras espécies alteram o comportamento de tal forma que ele obtém um intercâmbio mais seguro e mais útil com um ambiente particular. Quando o comportamento apropriado tem sido estabelecido, suas consequências trabalham por meio de processos similares, aumentando sua força. Se por acaso o ambiente se modifica, velhas formas de comportamento desaparecem, enquanto novas consequências constroem novas formas” 

“Um ambiente físico e cultural diferente fará um homem diferente e mais consciente” 

“A educação é aquilo que sobrevive depois que tudo o que aprendemos foi esquecido"

“Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo, e criativo é reforçado de forma efetiva” 

“Seja inato ou adquirido, o comportamento é selecionado por suas consequências” 

“O condicionamento operante modela o comportamento como o escultor modela a argila” 

“Quando nosso comportamento é reforçado positivamente, nós dizemos que gostamos do que estamos fazendo; dizemos que estamos felizes” 

“O auto-conhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se tornou consciente de si mesma, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento”  

“Ensinar é simplesmente o arranjo de contingências de reforçamento”  

“O importante sobre a uma cultura, assim definida, é que ela evolui. Uma prática surge como uma mutação, afeta as probabilidades de o grupo vir a solucionar seus problemas; e, se o grupo sobreviver, a prática sobreviverá com ele” 

“Poderíamos solucionar muitos dos problemas de delinquência e criminalidade, se pudéssemos mudar o meio em que foram criados os transgressores” 

”Não considere nenhuma prática como imutável. Mude e esteja pronto a mudar novamente. Não aceite verdade eterna. Experimente” 
____
Fonte: Com informações de Wikipédia e coletânea de frases disponibilizadas na web - Imagem: Wikimedia Commons

Nenhum comentário: