Translate

sábado, 30 de junho de 2018

Boeing planeja avião hipersônico de passageiros




Visão hipersônica da Boeing: um elegante avião de passageiros que pode atingir Mach 5 - Por Tariq Malik*, Space.com

A Boeing apresentou novo conceito de avião de passageiros hipersônico no AIAA Aviation Forum 2018, em Atlanta,
 em 26 de junho de 2018., segundo a Boeing o avião poderá ter usos militares ou comerciais. Crédito: Boeing

A Boeing sonha com um avião de passageiros hipersônico que parece algo saído da ficção científica.

A aeronave hipersônica pode ter "aplicações militares ou comerciais" e é apenas um dos vários veículos que os engenheiros da Boeing estão estudando para desenvolver tecnologia de transporte super-rápida, disse a empresa em um comunicado. No conceito de um artista, o avião parece elegante e futurista, com asas extremamente abertas, cauda dupla e nariz pontiagudo.

Aeronaves hipersônicas são capazes de viajar a velocidades superiores a Mach 5. Mach 5 é cerca de cinco vezes a velocidade do som, ou 3.806 mph (6,125 km/h) ao nível do mar. Os ônibus espaciais da NASA, em comparação, viajaram a Mach 25 ao reentrar na atmosfera da Terra. Os militares dos EUA testaram no passado armas hipersônicas que atingiram Mach 20. 

A Boeing divulgou seu conceito de avião de passageiros hipersônico em Atlanta, no Fórum de Aviação e Aeronáutica de 2018 (26/06/18), organizado pelo Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica.

"Estamos empolgados com o potencial da tecnologia hipersônica para conectar o mundo mais rápido do que nunca", disse, em um comunicado, Kevin Bowcutt, cientista sênior da Boeing e cientista chefe de hipersônicos. "A Boeing está construindo uma base de seis décadas de trabalho projetando, desenvolvendo e pilotando veículos hipersônicos experimentais, o que nos torna a companhia certa para liderar o esforço de trazer essa tecnologia para o mercado no futuro".

Enquanto a Boeing aposta em viagens de passageiros hipersônicas, a NASA e outros estão buscando outros projetos para promover viagens supersônicas comerciais.

A NASA está construindo a nova aeronave experimental X-59 QueSST para testar a tecnologia necessária para viagens supersônicas silenciosas. O projeto visa minimizar as explosões sonoras que impediram vôos comerciais supersônicos sobre a terra no passado.

Enquanto isso, as empresas Virgin Galactic e Boom estão trabalhando juntas em um jato supersônico projetado para voar duas vezes a velocidade do som, ou Mach 2. A empresa Spike Aerospace está trabalhando em seu próprio avião supersônico, chamado S-512 Quiet Supersonic Jet, para silenciar estrondos sônicos.

*Envie um email para Tariq Malik em tmalik@space.com ou siga-o @tariqjmalik... Artigo original no Space.com (tradução livre)

Nenhum comentário: