Translate

sábado, 9 de junho de 2018

Como beber champanhe em zero-G?




Como você pode beber champanhe em gravidade zero? Enólogo constrói uma garrafa para descobrir - por Alan Boyle/GeekWire*

Uma equipe patrocinada pelo Mumm Grand Cordon Stellar Project colhe amostras de vinho espumante, de uma garrafa
especialmente projetada, a bordo de um voo de gravidade zero. (Maison Mumm Champagne via YouTube)

Poderão os futuros pilotos espaciais beber um pouco de espumante festivo em gravidade zero? Deixe isso para um produtor de vinho francês descobrir usando alguma engenharia out-of-the-box.

Estudos anteriores mostraram que as bebidas carbonatadas, que vão do refrigerante à cerveja e ao vinho, se transformam numa mistura gasosa e pegajosa quando em microgravidade. Em um Cora Q&A (fórum de perguntas e respostas) o engenheiro da NASA Robert Frost descreveu os problemas encontrados quando os astronautas tentavam refrigerar bebidas carbonatadas a bordo dos ônibus espaciais nos anos 80 e 90:
"Soda no espaço é um pouco problemático. Na microgravidade, as bolhas de gás leve não correm para o topo do líquido e do escapamento. Elas ficarão dentro do líquido. Isso significa que o astronauta consumirá significativamente mais gás do refrigerante do que beberia no chão. Beber uma bebida carbonatada poderia ser como beber um gole de espuma."
A NASA descobriu como projetar um dispensador de Coca, relativamente livre desse problema, que bombeava em uma sacola flexível, sob condições controladas, com pressão e temperatura precisas.

Mais recentemente, a 4 Pines Brewing Company, da Austrália, e a Sabre Astronautics, criaram uma campanha de crowdfunding no Indiegogo para apoiar o desenvolvimento de uma cerveja fabricada especificamente para beberrões em zero-G, além de uma garrafa de cerveja e um recipiente para bebidas personalizados.

A francesa Maison Mumm Champagne está pegando um caminho igualmente ambicioso. Tem trabalhado com Octave de Gaulle e sua agência de design espacial Spade para construir um sistema de consumo de vinho, em zero-G, a partir do  nada.

"Nos últimos 40 anos, as viagens espaciais foram moldadas por engenheiros e não por designers. Em vez de ver a gravidade zero como um problema resolvido, olhamos para isso como uma possibilidade de projeto", explicou De Gaulle em um comunicado à imprensa. "O grande desafio de design para a Mumm Grand Cordon Stellar foi realmente tirar o líquido da garrafa."

A garrafa é equipada com alguns encanamentos internos, bem como uma moldura em forma de anel ao redor da boca. O design canaliza o fluido pressurizado para criar bolas brancas e espumantes de champanhe. Como mostrado em um vídeo do YouTube, esses goles podem ser liberados da boca da garrafa - em seguida capturados num cálice raso, graças à tensão superficial.


A ausência de peso traz uma nova dimensão ao vinho - descobriu Didier Mariotti, mestre da adega Mumm, quando a equipe realizou os testes de sabor durante um vôo de avião parabólico da companhia aérea Air Zero G.

"É uma sensação muito surpreendente", disse Mariotti. "Por causa da gravidade zero, o líquido reveste instantaneamente todo o interior da boca da garrafa, ampliando as sensações gustativas. Há menos efervescência e mais redondeza e generosidade, permitindo que o vinho se expresse completamente."

O plano de Mumm é fornecer, a partir de setembro, o pacote de champanhe como uma opção para os vôos da Air Zero G e discutir oportunidades futuras com operadores de espaçonaves comerciais como a Blue Origin e a Virgin Galactic.

Nenhuma dessas empresas falou sobre abrir um champanhe durante o vôo espacial - mas é difícil imaginar o bilionário flamboyant fundador da Virgin Galactic, Richard Branson, não querendo.
____
Fonte: * GeekWire | How can you drink Champagne in zero-G? Winemaker builds a bottle to find out (tradução livre) - Imagem: Maison Mumm Champagne via YouTube

Nenhum comentário: