Translate

segunda-feira, 18 de junho de 2018

Stephen Hawking recebe despedida cósmica




Pedra memorial de Hawking mostra buraco negro,
assim como na equação que descreve a temperatura
da radiação Hawking de um buraco negro
.
(Abadia de Westminster - via Twitter)
Stephen Hawking recebe despedida cósmica 
por Alan Boyle/GeekWire*

As cinzas do famoso físico Stephen Hawking foram enterradas em meio a grandes nomes da ciência britânica, na Abadia de Westminster - e para marcar a passagem dele, sua mensagem de paz e esperança foi transmitida para o buraco negro, conhecido, mais próximo.

Os buracos negros eram o assunto favorito do teórico, que morreu em março aos 76 anos de idade, depois de conviver com a deficiência progressiva por décadas. Sua pedra memorial no piso da abadia, que com certeza se tornará um local de peregrinações científicas nas próximas décadas, está gravada com os contornos de um buraco negro, assim como uma equação que descreve a radiação Hawking de um buraco negro.

A cerimônia memorial não teve nada de negra. Cientistas vencedores do Nobel e celebridades vencedoras do Oscar se juntaram à família de Hawking e à mais de mil pessoas para homenagear o físico.

Entre os que apresentaram leituras estavam o ator Benedict Cumberbatch, que interpretou Hawking em um docudrama de 2004 com foco em seus primeiros anos; Tim Peake, o primeiro astronauta a representar a Grã-Bretanha na Estação Espacial Internacional; e o físico do Caltech, Kip Thorne, que já venceu uma aposta a respeito de buraco negro com Hawking e ganhou o Prêmio Nobel no ano passado por seu trabalho em ondas gravitacionais.

Sir Martin Rees, o astrônomo real, observou que os restos mortais de Hawking estarão ao lado dos de Isaac Newton e Charles Darwin.

“Stephen descreveu sua própria busca científica como 'aprender a mente de Deus', mas isso era uma metáfora. Ele compartilhou o agnosticismo de Darwin, mas é apropriado que ele também seja enterrado neste santuário nacional”, disse Rees.

“O nome dele vai viver nos anais da ciência. Ninguém desde Einstein fez mais para aprofundar nossa compreensão do espaço, tempo e gravidade ”, disse Rees. "Milhões de pessoas tiveram seus horizontes ampliados por seus livros e palestras, e mais ainda em todo o mundo foram inspirados por um exemplo único de conquistas contra todas as probabilidades".

Após a cerimônia, uma antena de rádio na Espanha transmitiu uma mensagem gravada de Hawking, musicada por Vangelis, na direção de um buraco negro a cerca de 3.300 anos-luz da Terra.

"É uma mensagem de paz e esperança, sobre a unidade e a necessidade de vivermos juntos em harmonia neste planeta", disse Lucy Hawking, a filha do falecido físico, em um comunicado. "Este é um gesto bonito e simbólico que cria um elo entre a presença de nosso pai neste planeta, seu desejo de ir para o espaço e as explorações do universo em sua mente."

Consulte o website e a conta do Twitter da Abadia de Westminster para obter vídeos, áudio e fotos do serviço, bem como uma versão em PDF do programa memorial.

____
Fonte: escrito por Alan Boyle/GeekWire.com | Stephen Hawking gets a cosmic sendoff (tradução livre atualizada) - Imagem: Abadia de Westminster - via Twitter

Nenhum comentário: