Translate

quinta-feira, 31 de maio de 2018

Frases e Pensamentos de Jacques Lacan




Jacques-Marie Émile Lacan
Jacques Lacan (13/04/1901 — 9/09/1981) foi um psicanalista francês. Depois dos estudos em Medicina, Lacan se orientou em direção à Psiquiatria e fez seu doutorado em 1932. Depois de ser analisado por Rudolph Loewenstein, ele passou a integrar a Sociedade Psicanalítica de Paris (SPP) em 1934, e nesta é eleito membro titular em 1938. É depois da Segunda Guerra Mundial que seu ensino toma importância. Teve contato com a psicanálise através do surrealismo e a partir de 1951, opondo-se aos pós-freudianos que promoveram a Psicologia do Ego, propõe um retorno a Freud.

Jacques Lacan foi um dos grandes interpretes de Freud e deu nascimento a uma corrente psicanalítica: o lacanismo.

Ao longo de todo seu percurso intelectual Lacan dialogou com o pensamento filosófico de autores como Immanuel Kant, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Martin Heidegger, Alexandre Kojève, Alexandre Koyré, Jean-Paul Sartre. Seu pensamento influenciou vários filósofos contemporâneos entre os quais Jacques Derrida, Slavoj Žižek, Alain Badiou.

Lacan deixou um grande legado à humanidade, em rica e vasta obra... segue abaixo apenas uma pequena síntese de seu pensamento, através de algumas das suas frases e pensamentos mais célebres, que todos deveriam conhecer:

“O  inconsciente é estruturado como uma linguagem”  

“Penso onde não sou; portanto, sou onde não me penso”  

“Amar é dar o que não se tem a alguém que não o quer”  

“Só há amor por um nome”  

“A verdade só pode ser dita nas malhas da ficção”  

“Todo amor é recíproco, mesmo quando não é correspondido”  - Jacques Allain Miller foi um dois maiores comentadores de seu xará Jacques Lacan. Sobre esta frase, ele diz: “Repete-se esta frase sem compreendê-la ou compreendendo- a mal. Ela não quer dizer que é suficiente amar alguém para que ele vos ame. Isso seria absurdo. Quer dizer: ‘Se eu te amo é que tu és amável. Sou eu que amo, mas tu, tu também estás envolvido, porque há em ti alguma coisa que me faz te amar. É recíproco porque existe um vai-e-vem: o amor que tenho por ti é efeito do retorno da causa do amor que tu és para mim. Portanto, tu não estás aí à toa. Meu amor por ti não é só assunto meu, mas teu também. Meu amor diz alguma coisa de ti que talvez tu mesmo não conheças’. Isso não assegura, de forma alguma, que ao amor de um responderá o amor do outro: isso, quando isso se produz, é sempre da ordem do milagre, não é calculável por antecipação”

“O desejo enquanto real não é da ordem da palavra e sim do ato”  

“Você pode saber o que disse, mas nunca o que outro escutou”  

“O sintoma é a inscrição do simbólico no real”  

“O sintoma define o modo como cada um goza do inconsciente, na medida que o inconsciente o determina”  

“O sintoma, é o significante de um significado recalcado da consciência do sujeito. …é uma fala em plena atividade, pois inclui o discurso do outro no segredo de seu código”   

“Só há inconsciente no ser falante. …O inconsciente, isso fala”  

“Existe algo de inconsciente, ou seja algo da linguagem que escapa ao sujeito em sua estrutura e seus efeitos e que há sempre no nível da linguagem alguma coisa que está além da consciência. É aí que pode se situar a função do desejo” 
____
Fonte: Com informações de Wikipédia e Psicologia MSN.com - Imagem: Wikimedia Commons

Nenhum comentário: