Translate

terça-feira, 15 de maio de 2018

Frases e Pensamentos de Sigmund Freud




Sigmund Freud, p/ Max Halberstadt, c.1921
Sigmund Freud (1856 — 1939), foi um médico neurologista criador da psicanálise. Nasceu em Freiberg in Mähren, na época pertencente ao Império Austríaco, hoje República Tcheca, e faleceu em Londres, Inglaterra. 

Freud iniciou seus estudos pela utilização da técnica da hipnose no tratamento de pacientes com histeria, como forma de acesso aos seus conteúdos mentais. Ao observar a melhora dos pacientes tratados pelo médico francês Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da histeria era psicológica, e não orgânica. Essa hipótese serviu de base para outros conceitos desenvolvidos por Freud, como o do inconsciente.

Suas teorias e seus tratamentos foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje. Sua teoria é de grande influência na psicologia atual e, além do contínuo debate sobre sua aplicação no tratamento médico, também é, frequentemente, discutida e analisada como obra de literatura e cultura geral.

Freud deixou um grande legado à humanidade, contido em sua rica e vasta obra... segue abaixo apenas uma pequena síntese de seu pensamento, através de algumas das suas frases e pensamentos mais célebres, que todo mundo deveria conhecer:

“Quando a dor de não estar vivendo for maior do que o medo da mudança, a pessoa muda”

“Aonde estava o Id (Isso) deve advir o Eu (ego) – Em alemão – Wo Es war, soll Ich werden”. 

“Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons”

“Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais; somos também o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos, sem querer” 

“Em última análise, precisamos amar para não adoecer” 

“O sonho é uma realização (disfarçada) de um desejo (suprimido ou recalcado)” 

“As neuroses são determinadas pela história de amor do indivíduo”

“A ciência moderna ainda não produziu um medicamento tranquilizador tão eficaz como o são umas poucas palavras boas” 

“Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis, e, por mais que a gente pense em uma forma de empregá-las elas parecem não servir. Então a gente não diz, apenas sente” 

“A psicanálise é, em essência, uma cura pelo amor”

“O pensamento é o ensaio da ação” 

“Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio” 

“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste”

“A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz” 

“A renúncia progressiva dos instintos parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana”
___
Fonte: Com informações de Wikipédia e pesquisa de frases na web - Imagem: Divisão de Gravuras e Fotografias da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos - Sigmund Freud, founder of psychoanalysis, holding a cigar. Photographed by his son-in-law, Max Halberstadt, c. 1921


Nenhum comentário: