Translate

terça-feira, 22 de maio de 2018

1947: o ano em que fizemos contato com os discos voadores



1947 foi o ano em que um piloto avistou "discos parecidos com píres"; em Washington, e um fazendeiro em Roswell, Novo México, encontrou alguns destroços estranhos


O ano de 1947 é muitas vezes marcado o início do nosso fascínio com discos voadores e avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs). Isso acontece principalmente por causa de dois eventos específicos, um visto do ar e outro no chão.

Em 24 de junho daquele ano, Kenneth Arnold estava voando em seu pequeno aeroplano pelo estado de Washington. Era um dia claro e brilhante como Arnold descreveu. Ele estava a caminho de um show em Oregon, mas decidiu explorar o Monte Rainier. A montanha estava perto de um recente desaparecimento de um avião militar, presumivelmente caído. Uma recompensa estava sendo oferecida para qualquer pessoa capaz de encontrar o local do acidente.

Os pilotos E.J. Smith, Kenneth Arnold e Ralph E. Stevens
olham para uma foto de um objeto voador não identificado
avistado a caminho de Seattle, Washington. (Getty Images)
No cockpit, Arnold viu um avião DC-4 voando a cerca de 15 quilômetros de distância. Então ele notou outra coisa. Segundo Arnold, um clarão refletiu a luz em seu avião. Olhando em volta para a fonte da reflexão, Arnold avistou um grupo de nove objetos voando perto do Monte Rainier. 

Eles estavam todos voando na mesma formação, semelhante a um bando de gansos, como Arnold descreveu.

Arnold também descreveu os objetos como grandes em tamanho, na cauda e viajando muito rápido, com velocidades estimadas em 2.700 km/h. Eles também eram redondos, algo que Arnold, um piloto experiente, nunca tinha visto antes. Voando perigosamente perto da cordilheira, eles eram "discos parecidos com pires", disse ele.

No início ele imaginou que poderia ter visto aeronaves militares avançadas sendo testadas. No entanto, Arnold comentou na época: "Quanto mais observava estes objetos, mais preocupado ficava, visto estar acostumado e familiarizado com a maior parte dos objetos que voam perto do solo ou a altitudes mais elevadas."

Após alguns minutos de observação, os objetos desapareceram da visão de Arnold. Depois de pousar seu avião, Arnold contou o que viu e as notícias se espalharam rapidamente. A era do disco voador nasceu.

Em 26/06/1947, a cobertura da história do Chicago Sun
pode ter sido o primeiro uso do termo "disco voador".
Mas o que Arnold realmente viu naquele dia claro? Uma breve investigação da força aérea americana concluiu que o piloto havia visto algum tipo de miragem, talvez envolvendo nuvens de aparência incomum. Algumas pessoas só pensaram que Arnold era louco. Quase imediatamente após o incidente, muitas pessoas começaram a relatar seus próprios avistamentos de "discos". Depois de seu famoso voo, Kenneth Arnold comprou uma câmera e a manteve com ele sempre que voava. Ele estava determinado a provar em que ele viu naquele dia de junho de 1947. No entanto, ele nunca relatou ter visto nada fora do comum novamente.

Menos de um mês depois do avistamento de OVNIs de Arnold, em 7 de julho, um fazendeiro chamado Mac Brazel encontrou restos estranhos em torno de sua propriedade perto de Roswell, Novo México. O que foi descrito como bastões metálicos, bem como pedaços de material de plástico e papel. Brazel ligou para o xerife de Roswell. Então oficiais da base do exército local foram convocados para ir até o rancho.

Inicialmente, a Base Aérea do Exército de Roswell emitiu um comunicado de imprensa afirmando que um "disco voador" havia caído no rancho de Brazel durante uma forte tempestade. Apenas algumas horas depois, os cientistas disseram comprovar que parte do material encontrado no local era remanescente de um balão meteorológico.

De acordo com as autoridades o balão meteorológico abatido estava sendo usado como parte de um experimento, chamado Projeto Mogul. O Projeto Mogul foi idealizado para usar balões meteorológicos resistentes, alcançando a atmosfera superior. O objetivo era detectar ondas sonoras de testes nucleares soviéticos durante os primeiros anos da Guerra Fria. Era um projeto secreto, no entanto, levou os céticos a concluir que tudo fazia parte de um elaborado encobrimento por parte do governo.

O relatório de Kenneth Arnold para a inteligência
da Força Aérea do Exército (AAF), datado de
12 de julho de 1947, que inclui anotações
e esboços da estrutura na cadeia de 9 objetos.
O ceticismo só aumentou na década de 1950, quando a Força Aérea realizou uma série de testes secretos no Novo México. Usando bonecos de teste de impacto, eles soltaram objetos sem aparência humana em vários campos, para testar maneiras pelas quais os pilotos sobrevivem a quedas de altas altitudes. Os bonecos foram então recuperados pelo pessoal do exército para análise.

Para alguns moradores já desconfiados do incidente anterior de Roswell, certamente parecia que seres extraterrestres estavam caindo do céu. As supostas vítimas de acidentes foram então suspeitas de terem sido capturadas e submetidas a experimentos.

Em 1994, o Pentágono desclassificou seus arquivos do Projeto Mogul e seus bonecos; também publicou um relatório desmentindo os rumores de incidentes extraterrestres em torno de Roswell. No entanto, isso não pôs fim à suspeita permanente de acobertamento do governo, assim como às peregrinações anuais à área de Roswell por pessoas que buscam o que para elas é a verdadeira história.
___
Fonte: Vintage News | "1947 was the year that a pilot spotted “saucer-like discs” in Washington and a rancher in Roswell, New Mexico, found some mighty strange debris", com informações e imagens de Wikipédia e Getty Images


Nenhum comentário: