sábado, 20 de fevereiro de 2016

Algumas frases célebres de Umberto Eco


Umberto Eco (Alexandria, 5 de janeiro de 1932 – Milão, 19 de fevereiro de 2016) foi um escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha.

Ensinou temporariamente em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto. Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreveu sobre uma infinidade de temas.

Eco é, ainda, notório escritor de romances, entre os quais O nome da rosa e O pêndulo de Foucault. Junto com o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière, lançou em 2010 "N’Espérez pas vous Débarrasser des Livres" (“Não Espere se Livrar dos Livros”, publicado em Portugal com o título "A Obsessão do Fogo" no Brasil como "Não contem com o fim do livro" Brasil).





Algumas frases célebres de Umberto Eco:
"Existe apenas uma coisa que excita os animais mais do que o prazer, é a dor."

"Quando os verdadeiros inimigos são muito fortes, é preciso escolher inimigos mais fracos."

"Se a rendição à ignorância e chamá-la de Deus sempre foi prematuro, continua prematuro até hoje."

"É sempre melhor que quem nos incute medo tenha mais medo do que nós."

"Nem todas as verdades são para todos os ouvidos."

"O riso é a fraqueza, a corrupção, a insipidez da nossa carne."

"As pessoas nascem sempre sob o signo errado, e estar no mundo de forma digna significa corrigir dia a dia o próprio horóscopo."

"Nada inspira mais coragem ao medroso do que o medo alheio."

"Teme, Adso, os profetas e os que estão dispostos a morrer pela verdade, pois de hábito levam à morte muitíssimos consigo, freqüentemente antes de si, às vezes em seu lugar.

"O sono diurno é como o pecado da carne: quanto mais se tem mais se quer, contudo nos deixa infelizes, satisfeitos e insatisfeitos ao mesmo tempo."

"Alguém que é feliz a vida toda é um cretino. Por isso, antes de ser feliz, prefiro ser inquieto."

"Todos somos hereges. Todos somos ortodoxos. Não é a fé que um movimento oferece que conta. Conta a esperança que propõe."

"Os que os faz viver é o que os faz morrer."

"O primeiro dever do bom inquisidor é o de suspeitar antes dos que te parecem sinceros."

"Deus se nos manifesta de fato mais naquilo que não é do que naquilo que é, e por isso as similitudes das coisas que mais se distanciam de Deus nos conduzem a uma opinião mais exata sobre Ele, para que saibamos assim que Ele está acima do que dizemos e pensamos."

"A diferença não vem de palavras e obras, mas dos olhos com que a igreja julga as palavras e a obra."

"De dia cura-se o corpo com ervas boas e de noite se adoece a mente com ervas más."

"Rir do mal é não estar disposto a combatê-lo. Rir do bem é desconhecer a força com o qual o bem difunde-se a si próprio."

"Justificar tragédias como "vontade divina" tira da gente a responsabilidade por nossas escolhas."

"Não há plantas boas para comida que não o sejam também para cura. O excesso é que causa problemas."

"Apenas os pequenos homens parecem normais."

"Os que não podes amar, teme-os."

"Certas coisas se sentem com o coração. Deixa falar o teu coração, interroga os rostos, não escutes as línguas."

"Se há algo que excita mais os humanos que o prazer é a dor. Sob tortura, tudo o que ouvimos e lemos volta-nos a mente. Sob tortura dizemos não só o que quer nosso inquisidor, mas o que imaginamos possa-lhe dar prazer. Uma ligação diabólica se estabelece."

"Alguns reprimem com tanta veemência a ponto de impelirem muitos a se tornarem partícipes, por ódio a eles. Na verdade, um círculo imaginado pelo demônio. Que Deus nos livre."


Nenhum comentário: