Translate

terça-feira, 17 de julho de 2018

Trecho da "Odisseia" é encontrado em uma pilha de entulho




O mais antigo trecho conhecido da "Odisseia" foi encontrado na Grécia, em uma pilha de entulho - por Nancy Bilyeau*

Mosaico romano antigo representando uma cena marítima, da Odisseia, com Ulisses

O poema épico de Homero, Odisseia, escrito nos tempos antigos, é considerado um dos maiores trabalhos literários do mundo. Você pode supor que as versões físicas do poema já se foram há muito tempo, mas, notavelmente, os arqueólogos da Grécia encontraram 13 versos da Odisseia esculpidos em uma tabuinha de argila datando de algum tempo entre 675 e 725 a.C.

A tábua foi descoberta perto das ruínas do Templo de Zeus após três anos de escavação nas ruínas da antiga cidade de Olímpia, na península grega do Peloponeso. A laje de terracota de 13 linhas foi encontrada "em uma pilha de telhas e tijolos, pedras e outros restos do período romano", segundo a LiveScience.

Olympia é famosa como o local dos antigos Jogos Olímpicos.


A placa é uma "grande exposição arqueológica, epigráfica, literária e histórica", disse o Ministério da Cultura da Grécia. A Odisseia pode ter sido originalmente escrita anteriormente ao século VIII a.C. Foi transmitida em tradição oral antes que esta tabuinha fosse inscrita. Outros meios também foram encontrados para registrá-la através dos séculos.

A Odisseia tem 12.109 linhas de poesia contando a história de Ulisses, rei de Ítaca. Ele levou 10 anos para voltar da Guerra de Tróia para sua esposa e família.

As 19 linhas que foram encontradas são da parte em que Ulisses chega a sua casa e encontra seu antigo servo leal, Eumaeus, que não o reconhece. No poema, apenas seu fiel cão sabe quem ele é a princípio. Sua identidade é reconhecida quando sua criada Eurycleia, lavando os pés de Ulisses, encontra uma cicatriz queda qual se lembra.


A placa de argila com uma inscrição gravada que mostra 13 versos da Odisseia de Homero.
(Foto: EPA/Ministério da Cultura da Grécia)

Com a ajuda de seu filho, Telêmaco, Ulisses assassina os pretendentes que estão assediando sua esposa, Penélope. Ela temia que ele estivesse morto, mas mesmo assim não queria se casar novamente.

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Helênico de Ciência Política, do Instituto Arqueológico Alemão e as Universidades de Darmstadt, Tübingen e Frankfurt am Mainz também encontraram outras relíquias, as mais notáveis ​​desde o início da Era do Bronze das Cíclades.

Curiosamente, o Metropolitan Museum of Art tem um fragmento de papiro em sua coleção com linhas da Odisseia.

“Este é o primeiro fragmento ptolemaico da Odisseia já descoberto”, diz a exposição do Metropolitan. “Ele contém três linhas do Livro 20 que não aparecem no texto padrão preservado hoje e é um testemunho físico do fato de que as variações locais dessa famosa obra existiam no século III a.C.”

A exposição também diz: “O repositório mais importante dos textos homéricos no mundo helenístico foi a biblioteca de Alexandria, no Egito, a primeira biblioteca pública abrangente já construída, fundada pelos reis ptolemaicos no início do terceiro século a.C. Como Homero era um poeta por excelência, seu trabalho era central para as coleções da biblioteca, que continha cópias dos poemas homéricos de muitas cidades diferentes, incluindo Chios, Argos e Sinope.”

Quem foi Homero? 


Busto de Homero, no British Museum.
Embora ele tenha tido um grande impacto na cultura ocidental, muito pouco é conhecido. Acredita-se que tenha nascido em algum momento entre os séculos XII e VIII a.C., na costa da Ásia Menor. 

Alguns estudiosos acreditam que Homero era um homem, outros que as histórias em "A Ilíada" e "A Odisseia" foram criadas por um grupo.

Histórias dos feitos e tragédias da Guerra de Tróia, a batalha por Helena de Tróia, continuam a nos fascinar até hoje, com novos filmes e séries de TV sendo lançados o tempo todo. 

Na história, Ulisses é o grego que surge com a idéia do Cavalo de Tróia, usado-o para se infiltrar em Tróia e derrotar seus inimigos.

Os historiadores acreditam que algum tipo de guerra ocorreu, uma que Homero embelezou. Provavelmente havia uma expedição grega para Tróia, agora em Hisarlik, na Turquia. Mas quão grande a guerra, e quanto tempo durou, ninguém sabe.
____
Fonte: Tradução livre de Vintage News. *Nancy Bilyeau, ex-editora da Entertainment Weekly, Rolling Stone e InStyle, escreveu uma trilogia de thrillers históricos para a Touchstone Books. Para mais informações, acesse www.nancybilyeau.com.

Nenhum comentário: