Translate

sábado, 14 de julho de 2018

US$ 200.000 por uma viagem espacial com a Blue Origin?




US$ 200.000 por uma viagem espacial? A Blue Origin diz que o preço ainda não foi seriamente discutido - por GeekWire*

A concepção artística mostra um passageiro olhando pela janela da espaçonave suborbital New Shepard, da Blue Origin.
(Ilustração: Blue Origin)

O empreendimento espacial do bilionário da Amazon, Jeff Bezos, a Blue Origin, está minimizando as notícias de que uma viagem espacial suborbital, em seu foguete New Shepard, pode custar entre 200 mil e 300 mil dólares.

"Nós não definimos os preços dos tickets e não tivemos nenhuma discussão séria dentro da Blue sobre esse tópico", disse a Blue Origin em um comunicado enviado por e-mail. "Vamos começar a vender os tickets algum tempo depois de nossos primeiros voos humanos e estamos focados no desenvolvimento do New Shepard".

A Blue Origin fez oito vôos de teste da espaçonave New Shepard, que consiste em um booster reutilizável que retorna numa aterrissagem e uma cápsula para tripulação que flutua de volta pendurada num pára-quedas (veja o vídeo no final da postagem).

Futuros testes de vôo, atingindo até 100 quilômetros, o limite internacionalmente reconhecido do espaço, são esperados para os próximos meses. O CEO da Blue Origin, Bob Smith, disse ao GeekWire em abril que a empresa pretende começar a voar com pessoas até o final deste ano.

No entanto essas pessoas não serão clientes comerciais.

"Vamos voar com astronautas da Blue Origin antes de voarmos com passageiros comerciais e não fizemos nenhum trabalho real na seleção de passageiros ou no processo de venda de tickets", disse a empresa.


A Blue Origin, no entanto, oferece uma lista de notificação por e-mail para possíveis passageiros, e recentemente anunciou uma vaga de gerente para experiências com astronautas. (O anúncio foi removido há pouco tempo, o que pode significar que o cargo foi preenchido. Ou não.)

A empresa tem ex-astronautas da NASA em sua equipe e, em conversas privadas, eles costumam dizer que adorariam ter sucesso em voar na New Shepard.

Também houve rumores de que os funcionários da Blue Origin teriam uma chance antecipada de voar. No ano passado, um funcionário recém-contratado chegou a ponto de dizer a um repórter de jornal que havia uma loteria para assentos da New Shepard. (A empresa ridicularizou esse relato).

A reportagem da Reuters, alegando que o preço de um vôo pode custar entre 200 e 300 mil dólares, foi atribuída a dois funcionários da Blue Origin que teriam conhecimento da planilha de preços. Pelo custo, esses números estão na mesma faixa do preço anunciada pela Virgin Galactic, que também está testando uma espaçonave suborbital para vôos com passageiros.

Não é fora do âmbito da possibilidade que o preço futuro seja um tópico de conversas na sede da Blue Origin, em Kent, Washington, especialmente se agora houver um gerente de experiência com astronautas no caso. Mas a declaração de hoje sugere que é muito cedo para assinar um cheque.

"Vamos voar com passageiros quando estivermos prontos", disse a Blue Origin. “Temos um cronograma de testes de vôo e os cronogramas desse tipo sempre têm incertezas e contingências. Qualquer pessoa que preveja datas estará adivinhando”.

____
Fonte: artigo escrito por Alan Boyle para o site GeekWire | $200,000 for a trip to space? Blue Origin says price hasn’t been seriously discussed (tradução livre) - Imagem: Blue Origin (divulgação)

Nenhum comentário: