Translate

sexta-feira, 27 de julho de 2018

CEO de tecnologia lança conceito de trem voador à Boeing




por Kristin Houser/Futurism.com*


O PLANO

Observar as asas de um avião não é algo que você deseja ver nas viagens aéreas de hoje. Mas esse pode ser o lugar para onde os aviões estão indo, de acordo com um CEO de tecnologia. O empresário francês Maurice Ricci é o CEO da Akka Technologies, e ele tem uma visão bastante singular para o futuro dos aviões. E parece de ter muito em comum com o futuro dos trens.

Ele acredita que combinar os dois modos de transporte - criando um avião que pode viajar no solo através de trilhos/um trem que pode voar pelo ar - melhorará a experiência do passageiro. De acordo com uma entrevista com a Bloomberg, ele ainda teve a chance de apresentar seu conceito de trem voador para a Boeing, um dos maiores nomes em viagens aéreas.

O AVIÃO

Akka chama o híbrido de avião/trem Link & Fly. No final do ano passado, lançou um vídeo digital do conceito em ação. Com suas asas anexadas, a nave não parece tão diferente dos aviões que entram e saem dos aeroportos de hoje. A principal diferença é que as asas se conectam umas às outras sobre o corpo cilíndrico do avião, em vez de se conectarem a cada lado do avião separadamente.

Uma vez no chão, o corpo do trem voador separa-se das asas e do cockpit, caindo em uma plataforma posicionada sobre trilhos. Então fica livre para rodar sobre trilhos. De acordo com o relatório da Bloomberg, os passageiros embarcariam e desembarcariam das composições nas estações de trem, de modo que não precisariam utilizar formas alternativas para se deslocar de e para os aeroportos.



O OBJETIVO

Akka pode não ser um nome familiar, mas a empresa está crescendo - apenas neste ano, suas ações aumentaram em 23%. Ela vem se interessando por tecnologia de transporte inovadora há mais de uma década. Já tinha conceito para um carro autônomo em 2008 - uma época em que a ideia estava ainda começando a parecer realmente viável.

Em março, anunciou uma parceria com a Microsoft e a ICONIQ MOTORS para projetar, até 2020, um carro com autonomia de nível 5. Poucos meses depois, adquiriu a PDS Tech, uma agência de pessoal que conecta grandes nomes da indústria aeroespacial... Um desses grandes nomes? A Boeing.

Você provavelmente não poderá embarcar em um dos aviões futuristas de Akka em breve. De acordo com o artigo da Bloomberg, a empresa "não está apostando em convencer uma fabricante de aviões a construir necessariamente todo o conceito 'Link & Fly'", embora Ricci acredite que partes do design podem, no futuro, entrar em aviões comerciais.

Portanto, o objetivo por trás do lançamento desse vídeo de trem voador é, provavelmente, chamar a atenção para a empresa. E nisso, eles parecem ter sido bem sucedidos.
____
Fonte: Futurism.com (tradução livre) / Referências: Bloomberg - Imagem: Akka Tech. (divulgação)

Nenhum comentário: