Translate

domingo, 28 de dezembro de 2008

Mais esclarecimentos sobre TV Digital

Com qualidade de som e imagens sem igual, mobilidade e sinal de qualidade, a TV digital veio para ficar. A prometida interatividade ainda levará alguns anos para chegar ao sinal aberto, porém já se encontra presente no pacote digital, HD, da TV por assinatura. As três melhores novelas da TV brasileira, produzidas e transmitidas pela Globo em HD, marcam a transição para o padrão digital. Futebol, fórmula 1 e outras transmissões esportivas também são em HD. Nos divertimos fazem décadas com "A Grande Família", o melhor seriado no estilo comédia de costumes de todos os tempos. Tudo agora em alta definição, com som limpo, imagem cristalina, sem interferências. Aliás, a grande vantagem do padrão digital adotado no Brasil é o sinal.

Para poder assistir a programa em alta definição precisamos ter uma TV HD, wide. Além de que o programa precisa ter sido captado no sistema digital, sua produção deve ser adequada ao mesmo. A riqueza de detalhes é gritante em HD! De nada adianta captar um cenário tosco e figurinos colados com fita banana, pois é isso mesmo que o telespectador irá ver. Podemos perceber, em HD, detalhes que passariam desapercebidos no ‘jurássico’ padrão standard. Quem ainda não pôde se dar ao luxo de comprar um televisor de Plasma ou LCD, basta adquirir um conversor (set-top-box) e ligá-lo a sua TV analógica, eletromecânica, de tubo. Os fantasmas, ao menos, já estão com os dias contados.

A tecnologia digital está apenas em seu primeiro ano de operação, enquanto o padrão analógico (Standard Definition) tem data marcada para o final de sua vida útil. Entretanto, ninguém precisa sair correndo pra comprar a nova tecnologia, ainda cara para nós brasileiros. Por enquanto apenas 10 capitais tem emissoras com antenas transmitindo o sinal digital. Atualmente a Globo transmite o sinal digital para Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Campinas e Cuiabá. Mais de 40 milhões de telespectadores da emissora recebem o sinal digital, em 2009 deve aumentar para 20 cidades. O prazo vai até 2016, data marcada pelo governo federal para o fim das transmissões analógicas; até lá os preços vão baixar e aparelhos mais avançados, com maior velocidade de processamento, estarão disponíveis.

Nenhum comentário: