Translate

domingo, 18 de abril de 2010

Augusto Stresser - O maestro que Curitiba não esquece




Augusto Stresser nasceu em Curitiba, capital do estado do Paraná, no dia 18 de julho de 1871. Ele foi um maestro do Brasil, além de jornalista e ilustrador do jornal O Guarany, artista plástico, escritor e funcionário graduado da Delegacia do Tesouro Nacional no Paraná.

Augusto Stresser começou na música cedo, dedicou-se ao estudo da flauta e do contra-baixo. Posteriormente, tocou na orquestra da Catedral Metropolitana de Curitiba. Stresser foi o compositor da primeira ópera do Paraná, Ópera Sidéria.

Além de compositor, Augusto Stresser também foi desenhista, pintor, poeta, jornalista e pioneiro da fotografia. O gosto musical levou-o a tocar flauta, flautim, contrabaixo e piano. Como compositor, assinou a mazurca Pérolas da noite, a fantasia Prelúdio e um hino em homenagem ao cinqüentenário do Paraná.

A Ópera Sidéria, que conta o amor trágico de uma jovem em meio à Revolução Federalista, estreou em 1912, no Teatro Guaíra, com grande sucesso. Augusto Stresser fez sua passagem ao mundo espiritual no dia 18 de novembro de 1918, aos 47 anos de idade. A seguir compartilho um pequeno documentário, sobre a vida e a obra do maestro Augusto Stresser:


05/06/2010

Mais informações na wikipédia, a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Augusto_stresser

3 comentários:

EMANUEL MARTINEZ disse...

Sr. Stresser: Sou maestro do Teatro Guaíra e estou querendo realizar um projeto para reapresentar a ópera Sidéria. Gostaria de poder falar-lhe para saber como poderíamos viabilizar a apresentação desta obra. Eu tenho no arquivo da orquestra sinfônica o libreto e uma redução para piano e também a partitura da abertura da ópera.
Solicito entrar em contato através de meu e-mail:
martinezemanuel2@gmail.com

Após contato por e-mail passarei meus fones para podermos conversar pessoalmente se for possível.

Muito obrigado. Abraços

Ronald Stresser disse...

Maestro Martinez, colocamo-nos ao seu dispor para ajudar no que for possível para realização do seu projeto. Será o resgate de uma das obras musicais mais importantes do Paraná. Parabéns pela sua nobre iniciativa. Bravíssimo!

Rodolpho L.R.Vieira disse...

Sr. Ronaldo (bom dia).
Meu nome é Rodolpho L.R.Vieira, e no momento auxilio a Sra. Elaine N Falco na Criação de um blog sobre Augusto Stresser e sua obra: Ópera Sidéria, que pretendemos montar com apoio do maestro Martinez e outros amigos de Curitiba.
meu e-mail: rodolphovieira@bol.com.br
Estou catalogando imagens e textos para postagem no blog , sendo este o iníco dos trâmites da montagem dos espetáculos (pretendemos 02) em 2011 a versão com 02 atos (versão com piano na Biblioteca Pública) e 2012 a versão com 03 atos. (grande elenco com orquestra no Teatro Positivo ou Guaíra).
Se puder entre em contato pelo e-mail para que possamos trocar maiores informações sobre o assunto.