Translate

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Refrigerante faz mal à saúde, verdade ou mito?



Existe muita crítica aos refrigerantes artificiais circulando o mundo, pela internet. Parte da imprensa e alguns programas de TV, que falam sobre saúde e hábitos saudáveis, também alertam para o abuso no consumo do refri, mostrando que os sucos são muito mais saudáveis. Pode parecer que um copo de refrigerante é algo inocente, que não faz mal algum para a saúde e realmente não acredito que faça, o problema está no abuso.

Bom, por via das dúvidas e mesmo sem acreditar que o refrigerante é um vilão, depois que recebi este e-mail, alertando para os efeitos que o refrigerante causa no organismo, com certeza vou preferir água mineral e sucos naturais.

Entretanto a conclusão que tiro é que um copo de refri não mata ninguém, só que daqui pra frente; além de dar preferência aos sucos naturais, feitos em casa e com frutas frescas, vou maneirar no refri, pois o mal parece estar no abuso e não em tomar um refrigerante gelado vez por outra.

Este é o spam que circula na web:

"Primeiros 10 minutos:


10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo , 100% do recomendado diariamente. Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.


20 minutos:


O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura. (É muito para este momento em particular.)


40 minutos:


A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.


45 minutos:


O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como a heroína)


50 minutos:


O ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.


60 minutos:


As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. Agora é garantido que irá por para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam. Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. Ficará irritadiço. Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes. Se não puder evitá-los (por causarem dependência química), modere sua ingestão! Prefira sucos naturais.

Seu corpo agradece!"

A maior empresa fabricante de refrigerantes do mundo tem conhecimento do texto acima, e diz em seu site oficial que o e-mail é boato, confira: http://www.cocacolabrasil.com.br/boatos_mitos.asp?categoriem conhecimento deste texto ea=42

Não beba só refrigerante,
prefira água e suco natural.
Tome seu refrigerante sossegado, porque gosta e não porque achou a propaganda legal, jamais abuse e sempre de preferência aos produtos naturais. 

Um suco gelado, além de matar a sede e dar prazer, faz muito bem à saúde. Modere em todo alimento industrializado, seja refrigerante ou o que for, o alimento que vai direto da natureza para sua mesa, sem adição de produtos químicos, acredite, é muito mais saudável.

Se você se interessou pelo assunto indico ler - O uso de refrigerantes e a saúde humana

Recomendado para você

Um comentário:

Renato Corrêa Bicca disse...

Refrigerantes são comprovadamente prejudiciais a saúde humana, basta conversar 5 minutos com qualquer médico ou nutricionista. É um dos tantos produtos industrializados e processados que vão minando lentamente a saúde. Esta no mesmo status do cigarro, bebida, drogas, etc...Se você esta com sede.. BEBA ÁGUA, de preferencia miniral e sem gás....sua sede acaba na hora !!! Beba uma lata de refrigerante e veja o que acontece....a sede...NÃO ACABA !!! Parece teoria da conspiração...mas tudo praticamnte que é produzido pelas industrias em termos de alimantação é feito para destruir lentamente a saude das pessoas,,,,deveríamos viver tranquilamente mais de 120 anos.....se nos hábitos alimentares fossem outros...Mas enfim...tudo no universomuda constantemente.....isso....mudará também....NAMASTÊ !