Misturando física quântica com música eletrônica
O que o Centro Europeu de Investigação Nuclear (Cern, na sigla em inglês) e a música eletrônica têm em comum? A edição deste ano do festival austríaco Ars Electronica.
Os organizadores do evento anual de artes digitais iniciado em 1979 decidiram neste ano dedicá-lo ao ambicioso projeto transnacional, famoso por seu gigantesco acelerador de partículas, construído na Suíça.
Sob o título "Origens - Como tudo começa", além de música, entre 31 de agosto e 6 de setembro, o Ars Electronica deste ano vai promover palestras com cientistas e artistas, exibir filmes e animações e obras de arte relacionadas ao tema.
Um dos pontos altos, para quem gosta de música eletrônica, vai ser o show da noite de domingo, dia 4/9.
De instalações musicais, como o "heptapiano robótico" do austríaco Winfried Ritsch, e a Chambre des Maschines, de Nicolas Bernier e Martin Messier, até orquestras tocando Bruckner e Edgar Varèse, o evento almeja ir da origem até o ponto atual da música eletrônica.
A parceria do Cern também marca o início do papel de mecenas da instituição de pesquisa.
A partir de agora, ele vai dar o seu selo de aprovação a até dois projetos de artes por ano, desde, claro, que tenham inspiração na física quântica.
Fonte: Internet: http://www.bbc.co.uk/blogs/portuguese/planeta_clima/2011/08/misturando_fisica_quantica_com.shtml - acessado em 05/08/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário