Translate

segunda-feira, 9 de março de 2015

Esquecimento? 15 dicas pra melhorar...



1 – Durma bem. Enquanto o corpo descansa o cérebro trabalha em armazenar as informações recebidas durante o dia consolidando a memória.

2 - Uma boa higiene bucal. Estudos da universidade de Western Virginia- EUA tem comprovado uma ligação entre as pessoas que tem infecção na boca e os mais esquecidos.

3 - Preste atenção nas tarefas realizadas. O envelhecimento torna a mente menos eficiente no processamento de novas informações.  Diminua o ritmo e preste mais atenção em cada tarefa individualmente.

4 - Coma peixe. Segundo pesquisa o ácido ômega-3 presente nas gorduras dos peixes melhora a cognição. Esse nutriente estimula a criação de novos neurônios, serve de matéria prima na produção de substancias protetoras do cérebro e participa do desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso.

5 - Coma bem. Uma pesquisa alemã indica que cortar em 30% a ingestão de calorias pode proteger o cérebro. Controle a quantidade e a qualidade de seus alimentos.

6 - Evite o excesso de álcool e não use drogas. Essas substâncias atuam no sistema nervoso dificultando os processos de memórias e atenção.

7 - Exercite-se por 30 minutos todo dia para melhorar a circulação de sangue ao cérebro.

8 - Coma frutas e vegetais. Esses alimentos tem antioxidantes que protegem e sustentam as células cerebrais.


9 - Beba 8 copos de água por dia. A desidratação pode levar a falta de atenção e ao cansaço.

10 - Anote seus compromissos diários. Mantenha sua casa e local de trabalho em ordem colocando os objetos que mais costuma perder sempre nos mesmos lugares. Vale planejar seus gastos e outros compromissos da vida pessoal.

11 - Relaxe. Stress e ansiedade interferem na concentração.

12 – O uso de medicamentos, visão e audição deficientes, deficiência vitamínica, estresse, depressão e outras doenças podem atrapalhar a memória. Procure um médico se seu grau de esquecimento te preocupa.

13 - Faça listas. Descrever de forma organizada suas tarefas diárias auxilia na memorização.

14 - Tenha atividades intelectuais variadas. Elas ajudam a manter a mente e a memória em forma.

15 – Escolha passatempos que desafiem a mente. Palavras-cruzadas, por exemplo, podem ajudar na sua capacidade de concentração.

Nenhum comentário: