Translate

terça-feira, 24 de março de 2015

O que foi isto passando na frente do Sol durante o Eclipse?



Alguns astrônomos amadores passam horas apenas olhando para o céu estrelado; outros preferem fotografar planetas; uma outra parcela adora observar a Lua e suas crateras.... mas para Thierry Legault, astrofotógrafo francês, a atividade mais interessante em sua opinião é observar trânsitos de satélites que passam na frente dos grandes astros: o Sol e a Lua. E como ele é um especialista na astrofotografia (para a nossa sorte), ele registra todos esses grandes eventos.

O registro que ele fez do Eclipse Solar do dia 20 de março de 2015. foi mais um dos "furos" de Thierry. Ele conseguiu capturar a Estação Espacial Internacional (ISS) enquanto ela passava na frente do Sol... e o mais impressionante é que isso aconteceu durante o eclipse!

Mas não pense que foi uma tarefa fácil, tampouco sem querer. Thierry teve que viajar até o sul da Espanha pra conseguir completar sua tarefa "à la James Bond".

"O clima no sul da Espanha sempre é muito limpo sem nuvens e de céu aberto, exceto nos dias de eclipse", comentou Thierry. "Eu tive que dirigir horas e horas até encontrar um lugar onde o céu estava aberto... mas finalmente eu consegui registrar a passagem da Estação Espacial Internacional na frente da Lua e do Sol ao mesmo tempo", completou.

Pra conseguir fazer essas imagens, Thierry precisa calcular o local preciso em que a passagem será visível, e além disso, se movimentar em um raio de 5 ou 10 km até conseguir ver o céu sem nuvens... e como essas passagens duram poucos instantes, ele precisa estudar os mapas com muita atenção e paciência, e contar com a ajuda de seu relógio sincronizado via rádio, assim ele garante que não estará nem um segundo atrasado...

Clique aqui para ler a postagem na íntegra...

Recomendado para você

Nenhum comentário: