Translate

terça-feira, 23 de abril de 2019

Filme: "Espinosa - O Apóstolo da Razão"

Baruch de Espinosa, nascido Benedito de Espinosa, foi um dos grandes racionalistas e filósofos do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, ao lado de René Descartes e Gottfried Leibniz. Nascido em Amsterdã, em uma família judaica portuguesa, é considerado fundador do criticismo bíblico moderno e representante do Panteísmo. O filme mostra a vida do filósofo, que foi excomungado por sua comunidade por não acreditar numa divindade transcendental ao mundo, mas sim identificar Deus à natureza como uma única substância fazendo ainda uma análise crítico-histórica da Bíblia.

Benedictus de Spinoza (Amsterdã, 24 de novembro de 1632 — Haia, 21 de fevereiro de 1677), forma latinizada de Baruch de Spinoza , depois de ser excomungado pelo Judaísmo ,adotou o nome de Bento de Espinosa (português europeu) ou Benedito Espinosa (português brasileiro),e se auto intitulava "O Homem sem Superstições".

Sua filosofia, classificada como racionalista, constitui um sistema estruturado, concebido segundo o método dedutivo, obtido da geometria. Entre suas principais obras figuram o Tratado teológico-político (1670), o Tratado da correção do intelecto (1622) e a Ética (1677).

O filme é uma produção da TV Escola e faz um apanhado geral sobre a vida e a obra de Espinosa, para aqueles que queiram conhecer melhor o pensamento do filósofo é uma excelente oportunidade.