Colunista do Huffington Post sugere que Brasil restrinja "Avatar"
por Vitor Moreno
por Vitor Moreno
A jornalista americana Lori Pottinger sugeriu em sua coluna no prestigiado site 'The Huffington Post' que o Brasil deveria restringir o filme "Avatar" nos cinemas do país.
O comentário foi feito em um texto intitulado: "Brasil deveria banir 'Avatar'?". Na análise do filme, Lori aponta semelhanças entre Pandora, o planeta imaginário do filme, e o Brasil.
A jornalista, que também é ativista ambiental, começa o texto lembrando que o filme ficou pouco dias em cartaz na China. A exibição em cinemas chineses foi reduzida para o lançamento de um filme sobre Confúcio. "O que veio à minha mente quando assisti ao filme foi o Brasil, e não a China", afirmou.
Cena do filme "Avatar", cuja exibição no Brasil uma colunista do site The Huffington Post sugere que seja banida cena de "Avatar", cuja exibição no Brasil uma colunista do site 'The Huffington Post' sugere que seja restringida. Ela comenta que os Na'vi vivem "numa gloriosa floresta tropical, que lembra a rica biodiversidade da Amazônia".Além disso, há "a ligação que as pessoas do filme têm com sua terra", que, segundo ela, "é tão respeitosa e culturalmente única quanto a das pessoas de tribos reais".
De acordo com o texto, "o governo brasileiro tem algumas semelhanças
com os mercenários corporativos do filme".
"O plano [do governo brasileiro] de vender o poderoso rio para quem pagar mais vai resultar em despejos forçados e no drástico fim de culturas e do meio de subsistência de milhares de pessoas", afirma."É provavelmente bom para o governo Lula que a maioria das pessoas que vivem em tribos na Amazônia não possam ir ao multiplex da esquina para levar essa pancada", diz a jornalista, para quem "isso poderia desencadear uma enchente que o governo não poderia represar".
Original na coluna de Lori Pottinger - Avatar: Should Brazil Ban the Film?: http://www.huffingtonpost.com/lori-pottinger/emavatarem-should-brazil_b_430724.html
Fonte: colaboração para a Folha Online-Publicidade / MOVIMENTO MARINA SILVA em: http://www.movimentomarinasilva.org.br/?xg_source=msg_mes_network
Nenhum comentário:
Postar um comentário