O que aconteceria se 100 bombas nucleares explodissem na Terra?
Mortes instantâneas e graduais, mudança climática radical e até alteração no DNA: o impacto seria desastroso!
Um grupo de cientistas norte-americanos desenvolveu um estudo para analisar o que aconteceria com o planeta - e a humanidade - diante de uma guerra nuclear regional de média proporção.
Como cenário, desenharam uma suposta guerra entre a Índia e o Paquistão, países que têm um poderio nuclear bem inferior à Rússia, EUA e China.
Levando em consideração que o arsenal mundial é de 17 mil armas, foi estipulado o uso de 100 ogivas do tamanho da bomba lançada em Hiroshima. Os resultados foram estes:
1) Fuligem: Cinco megatons desse material seriam liberados e absorveriam o calor do Sol. Parte desse material poderia voltar à Terra em forma de chuva.
2) Resfriamento: A temperatura da superfície terrestre cairia cerca de 16,6ºC em um ano e outros 16 cinco anos depois. Acredita-se que o clima demoraria 20 anos para se restabelecer.
3) Menos chuvas: O resfriamento provocaria uma queda de chuvas de 9% em 5 anos e 4,5% depois de 26 anos.
4) Geadas: De 2 a 6 anos após o ataque, as temporadas livres de geadas seriam reduzidas entre 10 e 40 dias. Consequentemente, os períodos de cultivo diminuiriam.
5) Camada de ozônio: Seria reduzida de 20 a 25% por causa das reações químicas que afetariam a atmosfera. Após 10 anos, poderia se recuperar, sendo apenas 8% mais fina que atualmente. Esse fenômeno provocaria um aumento de queimaduras e câncer de pele, a redução do crescimento dos vegetais e a mudança de DNA em algumas plantas e bactérias.
Fonte: RT / History
Imagem: Shutterstock.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário